Inaugurada ala feminina no Presídio Regional de Santa Maria
As detentas do Presídio Regional de Santa Maria, desde essa quarta-feira, contam com a ala feminina, cuja obra foi construída 100% com mão de obra de apenados do semiaberto. A construção do alojamento, que conta com 38 vagas, começou a ser ocupado por presas do regime fechado. Ao todo, são 9 celas, sendo 7 com 4 camas e duas com 6 camas.
Foram 9 meses de trabalho com recursos da Vara de Execuções Ciminais. No total, o custo da obra chegou a aproximadamente R$ 94 mil, informou o delegado da 2ª Região Penitenciária, Anderson Prochnow.
PUBLICIDADE
O diretor do Presidio Regional, Aldenir Batista, destacou que as presas terão um local com mais dignidade. “Antes, o local onde elas permaneciam não apresentava condições adequadas,” salientou Aldenir.
“A construção da ala femina, exclusivamente para presas do regime fechado, teve apoio também de funcionários da Susepe,” lembrou o diretor. O Presidio Regional de Santa Maria tem capacidade para 265 detentos e hoje estão no local 218. Além da ala feminina inaugurada, o presídio conta com um alojamento para as detentas do semiaberto. No geral a casa de detenção conta com 70 mulheres.
Foto: Renato Oliveira / Especial / CP
Por
Renato Oliveira