Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
28°
17°
24°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: LIGAÇÃO – O melhor do pop rock nas suas noites!
Ao Vivo: LIGAÇÃO – O melhor do pop rock nas suas noites!
Notícias

Massa de ar polar avança pelo RS; meteorologia prevê geada e neve nos próximos dias

No decorrer de quinta-feira (18) haverá queda significativa nas temperaturas
Massa de ar polar avança pelo RS; meteorologia prevê geada e neve nos próximos dias
17.08.2022 10h40  /  Postado por: mateus

A entrada dos ventos frios de uma intensa massa de ar polar  pode causar a queda acentuada nas temperaturas no Rio Grande do Sul nos próximos dias.  Por isso, existe a possibilidade de ocorrência de algum fenômeno invernal como, por exemplo, geada, neve ou chuva congelada. O risco é maior nas serras gaúcha e catarinense.

 A queda nas temperaturas chega após diversas regiões do Rio Grande do Sul registrarem estragos devido ao forte temporal do início da noite de segunda-feira (15). As rajadas de vento  atingiram a velocidade de 120 km/h em Canoas, na Região Metropolitana. A forte tempestade teve ainda muitos raios e chuva de granizo. Entre as possibilidades para explicar o que ocorreu, estão microexplosão, macroexplosão ou tornado.

Agora, além de reparar os estragos deixados pelo vento e o granizo, é necessário se preparar para o frio intenso. O registro de neve no RS é uma possibilidade. A meteorologista da Climatempo Carine Malagolini Gama, explica que é necessário que haja umidade e baixa temperatura, desde a nuvem até a descida ao solo, para que ocorra a neve em forma de “floquinhos”.

—  Com a chuva congelada o processo é semelhante, é necessário umidade e baixa temperatura, da nuvem até o solo, a temperatura é acima de 0°C. Quando não há mais umidade, o ar fica frio e seco, provocando geada.

Ainda de acordo com a meteorologista, no decorrer de quinta-feira (18), haverá uma queda significativa nas temperaturas, em razão da entrada de uma massa de ar polar que vai provocar a mínima invertida, ou seja, o frio intenso irá ocorrer à noite, entre às 22h e às 3h de sexta-feira (19), quando há risco de neve e ou chuva congelada. As áreas que podem ser afetas são, principalmente, pontos das serras gaúcha e catarinense.

A umidade começa a se dissipar no decorrer de sexta-feira (19), fazendo com que o ar fique frio e seco, e afastando o risco de neve ou chuva congelada.  Mas, de acordo com a Climatempo, o frio deve se intensificar no Rio Grande do Sul, deixando as temperaturas ainda mais baixas entre sexta-feira e sábado (20).

Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, na segunda-feira (15),  o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito De Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afirmou que pode ter geada em Porto Alegre entre sexta-feira e sábado. Além disso, destacou em quais áreas pode nevar:

— As temperaturas vão ficar em torno de 3°C na Capital. Já no Vale do Sinos e Vale do Caí: 0°. Também há risco de neve na subida da Serra, entre São José dos Ausentes, São Francisco de Paula e na região de São Joaquim.

ZH

Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir