Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
29°
17°
25°C
Tapera/RS
Tempo limpo
No ar: TOP HITS – As 12 músicas mais pedidas da programação.
Ao Vivo: TOP HITS – As 12 músicas mais pedidas da programação.
Notícias

“Carro voador” realiza primeiro voo público de teste em Dubai

Veículo de empresa chinesa pode ser controlado manualmente ou programado para funcionar de forma autônoma
“Carro voador” realiza primeiro voo público de teste em Dubai
14.10.2022 14h22  /  Postado por: mateus

A empresa chinesa de veículos eletrônicos Xpeng Aeroht Inc realizou, na segunda-feira (10), em Dubai, o primeiro teste de voo de um “carro voador”. A tecnologia, chamada X2, consiste em uma aeronave elétrica com capacidade para duas pessoas.

O “carro voador” é, tecnicamente, uma aeronave de pouso e decolagem vertical — tipo de aeronave designado pela sigla VTOL (vertical takeoff and landing, em inglês). O funcionamento é semelhante ao dos helicópteros.

O veículo é impulsionado por oito hélices, sendo duas localizadas em cada um dos quatro cantos do veículo. O teste realizado não contou com tripulantes e teve uma duração de cerca de 90 segundos.

Segundo a fabricante, esse voo inaugural, testemunhado por uma plateia de aproximadamente 150 pessoas, servirá de base para aprimorar a tecnologia e também para o desenvolvimento de outras aeronaves, mais desenvolvidas. Sua estrutura é composta com fibra de carbono, com o objetivo de diminuir o peso do automóvel.

O Xpeng X2 possui dois modos de condição: manual e autônomo. Durante o voo automático, os passageiros ganham uma experiência inteligente de uma tecnologia com apenas um simples toque em um botão programado para dar partida, fazer o seu caminho designado e pousar devidamente no local solicitado.

Em entrevista à CNN, Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng, revelou que a empresa está trabalhando para que o carro voador esteja disponível no mercado internacional em breve.  Ele explicou também que a escolha por Dubai para o primeiro voo se deu pela cidade ser conhecida como uma das mais inovadoras do mundo e também por conta de um considerável mercado na área tecnológica.

ZH

Foto: Karim Sahib / AFP

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir