Um kit para iniciar as pessoas no mundo da erva-mate recebeu medalha de bronze na Sial Innovation, competição de inovação aqui da Sial Paris, maior feira de alimentos da Europa. O produto é da Las Marias, da Argentina. Criada há 98 anos, a empresa segue com controle familiar.
A Las Marias tem uma série de produtos tradicionais de erva-mate. A criação do kit foi para atrair novos consumidores mesmo, enfatiza o representante Javier Motos, que estava muito animado com a premiação. A coluna tomou, claro. E várias vezes, para matar a saudade do chimarrão. O gosto é igual, ainda mais para quem toma com erva pura folha, mais forte.
O premiado kit inicial de erva-mate tem um potinho de plástico, um canudo de plástico que imita uma bomba e um pacote de 250g de erva-mate. Os produtos são exportados para 40 destinos, mas não para o Rio Grande do Sul, onde a erva já é bastante consumida. Então, a empresa entende que não seria um mercado para iniciar consumidores.
Sobre a economia argentina, que enfrenta mais uma crise, Motos comentou que o principal problema atualmente é o câmbio, pois há o oficial e o paralelo, que é a metade. Também preocupa o aumento da pobreza, mesmo com o desemprego baixo. Segundo ele, os salários não cobrem os custos mínimos.
– É a inflação. Está sempre se correndo atrás – explica ele.
Motos conta que a Las Marias tem uma fundação para dar apoio aos funcionários. Tratamentos de saúde, alimentos e até moradia são garantidos aos trabalhadores. A educação dos filhos também é subsidiada pela empresa, que oferece também formação técnica.