Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
29°
17°
28°C
Tapera/RS
Tempo limpo
No ar: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Ao Vivo: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Notícias

Previsão para dezembro é de calor e pouca chuva

Clima no último mês do ano será influenciado pelo fenômeno La Niña
Previsão para dezembro é de calor e pouca chuva
30.11.2022 10h40  /  Postado por: mateus

Depois de alguns dias frios em novembro, o calor veio para ficar no Rio Grande do Sul. Mesmo que o verão só comece oficialmente no dia 21 de dezembro, a previsão do tempo para o próximo mês, desde o início, é de muito calor e chuvas irregulares, tendo em vista que o clima segue influenciado pelo fenômeno La Niña. As temperaturas no Estado podem voltar a chegar aos 40°C, como registrado no verão passado.

O clima gaúcho será impactado pelo fenômeno La Ninã durante todo o verão. Isso significa que as chuvas no RS seguirão irregulares, assim como foram em novembro, e permanecerão abaixo da média esperada para o mês. A falta de chuva, por sua vez, fará com que as temperaturas disparem. As condições garantem aos gaúchos dias quentes e, por conta da baixa umidade, bem abafados.

— Os 40°C chegam para cidades como Uruguaiana, por exemplo. Mas, em Porto Alegre, não descartamos a possibilidade, a cidade pode facilmente registrar temperaturas acima dos 36°C — pontua a meteorologista da Climatempo Maria Clara Sassaki. Segundo ela, o tempo terá picos de temperatura. Quando os picos passarem, o calor deve amenizar, mas dias frios não voltarão tão cedo.

As chuvas, além de irregulares, devem vir em forma de temporais clássicos de verão, com pancadas, trovões e granizo. Caso a temperatura suba muito, Porto Alegre pode enfrentar dias com fortes pancadas de chuva, podendo, inclusive, causar pontos de alagamento.

— Essa é uma previsão estendida, vale para janeiro e os outros meses do verão também, já que o La Ninã só vai começar a perder efeito nos meses de outono —, brinca Maria Clara. No Litoral Norte, a previsão é de que os dias sejam mais nublados durante dezembro e janeiro, com dias abafados e eventual garoa.

Novembro

O mês que acaba nesta quarta-feira (30) foi marcado pelas chuvas irregulares, causadas pelo La Niña. Segundo a Climatempo, em novembro, choveu dentro do esperado e o Estado conseguiu atingir a média climatológica.

As temperaturas variaram bastante, tendo dias quentes e frios. No Rio Grande do Sul, a maior e a menor temperatura foram, respectivamente, 0°C, em São José dos Ausentes, e 37°C, registrada no dia 16 de novembro m Quaraí. Já em Porto Alegre, a maior máxima registrada foi de 32,4, no dia 15. A menor, 9,3°C, ocorrida no dia 6.

ZH

Foto: André Ávila / Agencia RBS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir