Após dias de forte calor, frente fria avança e deve trazer chuva para o RS nesta segunda-feira
Depois de um final de semana de temperatura próxima aos 40°C, a última segunda-feira da primavera (18) deverá ser marcada pela chegada de uma frente fria no sul do Brasil. Segundo a Climatempo, a mudança no cenário climático pode provocar chuva, em especial no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina.
O risco de temporais aumenta no início desta semana, em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva já no começo do dia na Fronteira Oeste, no Sudoeste e Sul, onde o predomínio será de céu encoberto na maior parte do dia.
Na Região Metropolitana e demais áreas, haverá momentos de sol, mas o tempo fica instável e com alerta para temporais entre o final da manhã e o início da tarde. A chance é alta para volumes em torno de 25 a 50 milímetros somente nesta segunda-feira em grande parte do Estado, além de vento de até a 90 km/h.
— Porto Alegre continuará quente neste primeiro dia da semana, com temperatura máxima prevista para 35°C. Mas uma frente fria está avançando sobre o Estado, o que vai estimular uma formação de nuvens carregadas em todo o RS — explicou a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim, que projeta o surgimento de raios, o que reforça o alerta para chuva mais forte no Rio Grande do Sul.
Para o restante da semana, a temperatura cai, com máximas previstas entre 27°C e 29°C e mínimas entre 20°C e 23°C, segundo a especialista.
— A semana será de pancadas de chuva, períodos com sol e ar abafado —completa Josélia.
Fim de semana do Natal
De acordo com Josélia, entre os dias 22 e 24 de dezembro, uma nova frente fria passará pela costa da Região Sudeste.
— Isso vai estimular mais situações de chuva, não só naquela região, mas também no Centro-Oeste —projetou.
No domingo (24), a parte norte do RS deverá registrar pancadas de chuva, além de Santa Catarina e Paraná.
— O centro-sul do Estado deve ter pouca chuva na véspera de Natal e também no dia 25. Haverá calor, mas com temperatura mais próxima da normalidade —conclui Josélia.
ZH
Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS