Gaúchos têm até quinta-feira para regularizar título de eleitor
Gaúchos têm até esta quinta-feira (23) para regularizar o título de eleitor. O prazo também vale para alterar o local de votação, trocar o domicílio eleitoral ou emitir o documento, para participar das eleições municipais de 2024.
O prazo inicial de 8 de maio, que valeu para o restante do Brasil, foi estendido até esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido ao desastre climático que devastou o Rio Grande do Sul em maio. Também foi decidido que quem não conseguiu fazer o cadastro biométrico dentro do prazo poderá votar no pleito.
A solicitação para regularizar o documento pode ser feita pela internet, no site do TSE (www.tse.jus.br). Lá, também é possível atualizar dados cadastrais e adicionar informações, como o nome social. Atualmente, os atendimentos presenciais em cartórios eleitorais estão paralisados no RS devido às enchentes.
Para garantir a participação no pleito, que definirá prefeitos e vereadores, é necessário estar em dia com a justiça eleitoral. Vale ressaltar que o voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para os analfabetos.
Adiamento
Nesta segunda-feira (20) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defendeu a discussão sobre o adiamento das eleições nos municípios gaúchos. A Corte Eleitoral, contudo, informou que não pretende colocar o tema em pauta, pois há urnas eletrônicas suficientes para substituir aquelas que foram danificadas pelas inundações.
De acordo com balanço mais recente da Defesa Civil gaúcha, 157 pessoas morreram, quase 582 mil estão desabrigadas, 88 seguem desaparecidas e mais de 2,3 milhões foram afetadas pelo desastre em 436 cidades.
ZH
Foto: Marcello Casal Jr/ / Agência Brasil