O que pode acontecer com Grêmio e Inter no sorteio desta segunda na Conmebol
A Conmebol fará nesta segunda-feira (3), às 13h, no Paraguai, o sorteio dos confrontos das oitavas de finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A notícia chama a atenção, pois Grêmio e Inter ainda não finalizaram as suas participações na fase de grupos das competições.
No dia 4 de junho, tem Huachipato x Grêmio e Real Tomayapo x Inter. Depois, no dia 8 de junho tem Grêmio x Estudiantes e Inter x Delfín.
Desta maneira, alguns confrontos ficarão indefinidos. Para a dupla Gre-Nal, esta é a situação:
Grêmio
Se ficar em 1° lugar no Grupo C, enfrentará um dos segundos colocados da fase de grupos: Colo-Colo, Talleres, Botafogo, Flamengo, San Lorenzo, Peñarol ou Nacional-URU.
Se ficar em 2° lugar no Grupo C, enfrentará um dos primeiros colocados da fase de grupos: Fluminense, São Paulo, Junior Barranquilla, Bolívar, Palmeiras, Atlético-MG ou River Plate.
Se ficar em 3° lugar no Grupo C, vai para os playoffs da Copa Sul-Americana e enfrentará um dos segundos colocados da fase de grupos da Sul-Americana, valendo vaga nas oitavas de finais. O adversário não será definido por sorteio, e sim pela pontuação. O melhor segundo colocado da Sul-Americana enfrentará o pior terceiro colocado da Libertadores, e assim por diante.
Se o Grêmio vencer o Huachipato, estará classificado. E, se quiser, poderá utilizar o jogo contra o Estudiantes para escolher o adversário das oitavas de finais, pois o resultado da última rodada é que definirá se ficará em 1° ou 2° lugar.
Inter
Se ficar em 2° lugar no Grupo C da Copa Sul-Americana, enfrentará um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores: Cerro Porteño, Barcelona de Guayaquil, 3° colocado do Grupo C, LDU, Palestino, Independiente del Valle, Rosario Central ou Libertad. Como explicado anteriormente, os confrontos serão definidos pelas campanhas das equipes na Libertadores e Sul-Americana.
O sorteio das oitavas de finais da Copa Sul-Americana será desta maneira:
Em um pote, os primeiros colocados da fase de grupos: Independiente Medellin, Cruzeiro, Belgrano, Fortaleza, Sportivo Ameliano, Corinthians, Lanús e Racing.
No outro pote, os vencedores dos playoffs, que serão denominados como playoff A, B, C, D, E, F, G e H.
Portanto, na Sul-Americana os confrontos ficarão em aberto. Por exemplo, o sorteio poderá colocar o Corinthians contra o vencedor do playoff C.
Os playoffs estão marcados para 17 e 24 de julho.
As oitavas de finais da Libertadores e da Sul-Americana estão marcadas para 14 e 21 de agosto.
ZH
Foto: Montagem de fotos Albari Rosa e Gerardo Menoscal / AFP