Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
13°
17°C
Tapera/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Notícias

Com avanço de ar seco previsto para os próximos dias, RS terá veranico

Fenômeno deve seguir no Estado até 14 de junho
Com avanço de ar seco previsto para os próximos dias, RS terá veranico
05.06.2024 11h13  /  Postado por: mateus

O sul do Brasil terá, nos próximos dias, um período de temperatura mais elevada do que o habitual para a época, além de tempo seco ou de pouca chuva. É o chamado veranico, que neste ano não ocorre em maio – quando já é aguardado por muitos gaúchos -, mas em junho.

Esse fenômeno não se configura como onda de calor, pois ocorre em uma época que geralmente a temperatura é mais baixa. Ou seja, mesmo com a elevação, os picos não atingirão índices como os de onda de calor, quando o aquecimento é tamanho que chega a se tornar perigoso para a saúde.

De 5 a 14 de junho, o veranico atinge todo o Estado e as temperaturas ficam elevadas principalmente a tarde. Para esta quarta-feira (5),  na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, Norte, Serra, Centro e Oeste a previsão é de pancadas isoladas de chuva a tarde. Para Campanha e Sul, condição será de maior nebulosidade e a chuva será mais intensa e distribuída ao longo do dia.

Neste começo de mês de junho, um bloqueio atmosférico vai se estabelecer no centro-leste do país e dificultar o avanço dos sistemas pelo Rio Grande do Sul também. O fenômeno vai inibir a chegada de novas frentes frias, provocando tempo quente e seco em parte do centro-sul do Brasil.

frente fria até consegue passar, mas de forma bem afastada da costa, por isso não influencia no território gaúcho. Dessa forma, a alta pressão terá um posicionamento mais ao sul, o que vai dificultar a entrada de chuva sobre o Estado.

A temperatura vai subir por conta da massa de ar seco, associada ao sistema de alta pressão na média troposfera, que vai dificultar o avanço dos sistemas. O inverno começa em 21 junho, quando, ao que tudo indica, a temperatura de veranico já não deve ser registrada nos termômetros gaúchos.

ZH

Foto: André Ávila / Agencia RBS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir