Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
30°
17°
31°C
Tapera/RS
Chuva
No ar: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Ao Vivo: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Notícias

ALERTA: Risco de muitos temporais na Argentina, Uruguai e Sul do Brasil

ALERTA: Risco de muitos temporais na Argentina, Uruguai e Sul do Brasil
28.12.2013 09h35  /  Postado por: upside

A MetSul Meteorologia alerta que o significativo aumento da umidade na massa de ar quente que persistirá sobre o Rio Grande do Sul trará uma alta frequência de tempo severo durante estes últimos dias de 2013 e nos primeiros de 2014. Devem ser esperados muitos temporais, na maioria das regiões gaúchas, com taxas de instabilidade atmosférica em níveis muitos altos e críticos para tempestades. Na prática, a umidade vai funcionar como gasolina em fogo (ar quente), determinando a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical, capazes de trazer chuva localmente torrencial e com volumes muito altos em curto período (50 a 100 mm em menos de duas horas), granizo e vendavais. Alguns temporais podem ser de forte intensidade e ainda com elevado potencial de provocar transtornos e prejuízos tanto em zonas urbanas como rurais.

Observe no mapa de água precipitável acima como a umidade já começa a avançar para o Sul e já cobre o Paraguai, devendo se deslocar nos próximos dias até o Centro da Argentina, formando um segundo canal de umidade no continente. Os índices de instabilidade projetados pelos modelos são muitos altos para o fim de semana e o começo da próxima semana no Centro da Argentina e Uruguai, onde deverão ocorrer muitos temporais com chuva intensa, vendavais e granizo. Em alguns locais, o vento vai ser muito intenso durante as tempestades e os índices de instabilidade sugerem mesmo o risco de tornados. No Rio Grande do Sul, inicialmente, os índices de instabilidade são mais altos no Oeste e no Noroeste gaúcho, mas no fim de semana devem aumentar bastante em todas as regiões do Estado e estarão em níveis elevados na primeira metade da semana que vem, sugerindo alto risco de temporais com forte intensidade no território gaúcho. Observe no gráfico abaixo a projeção dos índices de instabilidade para Porto Alegre e veja como eles atingem valores críticos para tempo severo ( excede limites de risco de K acima de 40, CAPE superior a 1500, Lifted Index inferior a -4, SWEAT acima de 250 e Total Totals superior a 50).

MetSul

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir