Temporal generalizado, com granizo e rajadas de vento de 80 km/h, marca esta segunda-feira no RS
Após um final de semana de sol e calor, um temporal generalizado provoca um alto volume de chuva pelo Rio Grande do Sul, com direito a rajdas de vento de até 80 km/h, granizo e acumulados na casa dos 70 mm. As temperaturas fora altas neste amanhecer, mas ao long do dia o clima deve ficar ameno.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, uma frente fria com umidade amazônica provoca a virada do tempo no Estado. O deslocamento dessa áera de instabilidade acontece do Sul para o Norte. A queda de granizo, além da grande quantidade de descargas elértricas, pode ser generalizada.
— A chuva deve permanecer sobre o Estado ao longo da semana, mas com menos força. É possível que nas regiões das Missões e Noroeste, sejam registrados, nesta semana, a precipitação do mês — afirma o meteorologista.
Em Bagé, na Campanha, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 45 mm de chuva. O Inmet também registrou rajadas de vento de 81 km/h em Quaraí, e 75 km/h em Uruguaiana.
As temperaturas máximas foram registradas na madruga, com 23,6°C em São Luiz Gonzaga, e 21,8°C em Santo Augusto. Em Porto Alegre, o Inmet registrou 20,8°C. Para Oliveira, ao longo do dia a temperatura deve cair, com as mínimas acontecendo à noite, quando as temperaturas devem ficar entre os 15°C e os 20°C pelo Estado.