Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
30°
17°
20°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: A VOZ DO BRASIL
Ao Vivo: A VOZ DO BRASIL
Notícias

Empresas do ramo alimentício de Passo Fundo pagarão indenização à sociedade

Empresas do ramo alimentício de Passo Fundo pagarão indenização à sociedade
18.01.2014 13h30  /  Postado por: upside

Duas empresas do ramo alimentício de Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, deverão pagar R$ 100 mil de indenização por danos à sociedade, o chamado dumping social. A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, localizado em Porto Alegre, confirmou a sentença dada na 3ª Vara do Trabalho do município. O dano consiste na violação de direitos trabalhistas com o objetivo de obter vantagens econômicas.

De acordo com o TRT-RS, o valor deverá ser destinado à quitação de ações trabalhistas arquivadas com dívida na unidade judiciária, até o limite de R$ 10 mil por processo. A JBS Aves Ltda. arrendou unidades produtivas da Doux Frangosul S.A e foi considerada sucessora na relação de emprego com os trabalhadores, por isso as empresas respondem solidariamente pela condenação.

Durante o processo, ao julgar ação em que uma trabalhadora pleiteava regularização de diversas parcelas trabalhistas, como horas extras e remuneração dos intervalos intrajornada, o juiz Evandro Luís Urnau constatou que havia, apenas na sua unidade, 299 processos das reclamadas sobre os mesmos temas. O magistrado observou que Passo Fundo possui, ao todo, quatro Varas do Trabalho, e que, possivelmente, existam ações contra as mesmas empresas nas outras três unidades judiciárias do município. Embora não houvesse pedido neste sentido na petição inicial, o julgador decidiu aplicar indenização pelo chamado dumping social.
As empresas recorreram ao TRT4, mas a relatora do recurso na 3ª Turma, desembargadora Maria Madalena Telesca, optou por manter a sentença pelos seus próprios fundamentos. As empresas recorreram da decisão ao Tribunal Superior do Trabalho.

Fonte/Reprodução: G1-RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir