A Operação Avante Papai Noel, da Brigada Militar, começou na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre. A cerimônia oficial de lançamento ocorreu na Praça XV, no Centro. O reforço do policiamento ostensivo no período das festas de Natal e de Ano Novo envolve o 1° BPM, 9° BPM, 11° BPM, 19° BPM, 20° BPM, 21º BPM, 4º RPMon e do 1º Batalhão de Polícia de Choque (1º BPCHoque). A mobilização visa a prevenção e repressão aos furtos e roubos, sobretudo a pedestres, estabelecimentos comerciais e transporte coletivo. Os policiais militares vão atuar principalmente em áreas comerciais e bancárias ou de grande movimentação de pessoas, além do entorno de shoppings. Conforme o planejamento estratégico da BM, o emprego dos efetivos de cada batalhão leva também em conta determinados horários e locais específicos.
Responsável pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar, o tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior destacou que objetivo da Operação Avante Papai Noel é dar proteção à população que, nesta época do ano, vai às compras de presentes. “Faremos então uma aproximação nestes locais de grande aglomeração e onde tem um grande fluxo de pessoas”, afirmou. “Vamos agregar maior segurança nestas áreas, visando proteger lojistas e clientes”, resumiu. Lembrando que os índices de criminalidade estão em baixa, ele disse que a ideia é manter os níveis em queda. “Por isso intensificaremos nestes locais”, reafirmou.
O comando do CPC orientou também a população para que tenham maior cuidado neste período em relação às bolsas, documentos, quantias em dinheiro e celulares que levam junto quando saem às compras. “Em caso de algum suspeito procurem ajuda um policial militar ou acionem o 190”, observou. “Estamos para servir e proteger a sociedade”, enfatizou.
O tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior ressaltou ainda a integração e troca de informações entre os órgãos de segurança pública na cidade. Um deles, a Guarda Municipal, esteve prestigiando a cerimônia de início da Operação Avante Papai Noel. Presente no evento, o secretário municipal da Segurança, Rafael Oliveira, declarou que os guardas municipais agregam-se à tradicional operação da BM nesta época ao garantirem por exemplo a segurança dos órgãos de fiscalização municipal.
Fonte:Correio do povo