As visitas a presos nas penitenciárias do Rio Grande do Sul serão suspensas temporariamente, por decisão da Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), divulgada na noite desta segunda-feira (16).
A medida passa a valer a partir do dia 23 de março, com duração de 15 dias. A partir desta terça-feira (17), até o dia 22, haverá a restrição de visitas de pessoas com mais de 60 anos, menos de 12, e gestantes, definiram as secretarias.
Somente uma pessoa por vez poderá fazer a visita. O objetivo é conter a chance de contaminação por Covid-19, o novo coronavírus, nas penitenciárias.
O estado tem 11 casos confirmados da doença nesta segunda-feira (16). No país, são 234 pacientes com diagnóstico para o Covid-19.
“Neste momento a prevenção é um ato de responsabilidade que deve ser compartilhado por todos”, afirmou Cesar Faccioli, titular da Seapen.
A pasta também divulgou que, com orientação conjunta com o Judiciário, estão suspensas as realizações de audiências com escoltas de presos. Não haverá visitas de organizações da sociedade civil e de instituições religiosas, nem aulas do EJA aos detentos.
Também devem ser reforçadas as ações de limpeza, e o governo providenciou a compra de lotes de máscaras e álcool gel para ser utilizados nos presídios.
*G1 RS
FOTO: Divulgação/Susepe