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Pardais voltam a operar nas rodovias gaúchas

A segurança nas rodovias será reforçada a partir de amanhã (09)
Pardais voltam a operar nas rodovias gaúchas
08.10.2020 10h59  /  Postado por: mateus

A segurança nas rodovias será reforçada a partir de amanhã (09) com a volta dos controladores de velocidade. Instalados em pontos críticos de 13 rodovias, os pardais irão monitorar 93 faixas de tráfego. Além desses aparelhos, foram implantadas 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que auxiliarão no rastreamento de veículos roubados.

Ao todo, o Governo do Estado está investindo R$ 5,8 milhões na manutenção e operação dos equipamentos, que será realizada pelas empresas Perkons e Fiscaltech e fiscalizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Escolhidas por meio de pregão eletrônico, elas possuem contrato com vigência de dois anos – prorrogável por igual período.

“O principal objetivo é educar os motoristas, fazendo com que eles reduzam a velocidade nos locais onde os estudos apontaram maior risco de ocorrência de acidentes”, revela o secretário Juvir Costella, da Secretaria de Logística e Transportes (Selt). “O nosso foco não é multar, tanto que apenas 0,9% das pessoas são penalizadas. Todas as estradas que apresentam controladores, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h, estão sinalizadas”, reforça.

Os pardais instalados pela Perkons estão na ERS-030 (Osório – Tramandaí), ERS-040 (Viamão – Pinhal), ERS-122 (Portão – Caxias do Sul), ERS-239 (Novo Hamburgo – Rolante), ERS-240 (São Leopoldo – Montenegro), ERS-389 (Osório – Torres) e RCS-453 (Venâncio Aires – Tainhas). A empresa receberá R$ 3,9 milhões pela fiscalização eletrônica nas sete estradas e pelas 16 câmeras e 16 dispositivos leitores de placas implantados.

Já a Fiscaltech contará com R$ 1,9 milhão para o monitoramento de 25 faixas de tráfego localizadas nas seguintes rodovias: ERS-135 (Passo Fundo – Erechim), ERS-324 (Passo Fundo – Nova Prata), ERS-342 (Ijuí – Cruz Alta), RSC-153 (Passo Fundo – Tio Hugo), RSC-287 (Montenegro – Santa Maria) e ERS-122 (São Vendelino – Farroupilha). Além disso, também conta com nove câmeras e nove dispositivos com leitores de placas.

“Apesar de os trechos serem divulgados e de as rodovias serem sinalizadas, não citamos os quilômetros exatos onde estão os pardais, que são equipamentos discretos. A finalidade é preservar a segurança dos usuários”, explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.

Faustino diz que o diferencial dos contratos são os dispositivos leitores de placas, também chamados de OCRs (sigla em inglês para “optical character recognition”). Eles cruzam os dados dos veículos com as informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado.

“O sistema emite um apito sonoro quando é identificada alguma irregularidade. Dessa forma, os agentes do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) podem abordar indivíduos suspeitos”, explica Faustino, acrescentando que esses equipamentos estão próximos dos postos da polícia. “É mais uma ferramenta que o Estado disponibiliza para combater à criminalidade”, sintetiza.

Confira a função de cada equipamento:

Pardais: é como são popularmente chamados os equipamentos discretos de fiscalização eletrônica instalados em pontos fixos das rodovias estaduais. Os dispositivos possuem sensores implantados no pavimento e são programados para flagrar os motoristas que excederem o limite de velocidade estabelecido no trecho.

Câmeras: As imagens, captadas em tempo real, mostram como estão as condições da rodovia, o tráfego e o clima no trecho pesquisado. Confira: https://bit.ly/3iiCMCg

Dispositivos leitores de placas: são radares inteligentes que, em tempo real, fazem a leitura das placas e o cruzamento dos dados com os da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Quando é identificada alguma irregularidade, um apito sonoro avisa a equipe do Comando Rodoviário (CRBM) para que possa ser realizada a averiguação.

Confira as rodovias onde serão instalados os equipamentos:

Contrato com a empresa Perkons:

Pardais
– ERS-030 (Osório – Tramandaí)
– ERS-040 (Viamão – Pinhal)
– ERS-122 (Portão – Caxias do Sul)
– ERS-239 (Novo Hamburgo – Rolante)
– ERS-240 (São Leopoldo – Montenegro)
– ERS-389 (Osório – Torres)
– RSC-453 (Venâncio Aires – Tainhas)

Câmeras de monitoramento
ERS-030 (Osório – Tramandaí)
ERS-040 (Viamão – Pinhal)
ERS-122 (R. do Cascalho – Caxias do Sul)
ERS-239 (Novo Hamburgo – Rolante)
ERS-240 (Vila Sharlau – Montenegro)
ERS-389 (Osório – Torres)
RSC-453 Venâncio Aires – Tainhas)

OCRs
ERS-020 ( Taquara – São Francisco de Paula)
ERS-030 (Osório – Tramandaí)
ERS-040 (Viamão – Porto Alegre)
ERS-122 (São Vendelino – Bom Princípio)
ERS-122 (Caxias do Sul – Farroupilha)
ERS-122 (Farroupilha – Caxias do Sul)
ERS-129 (Roca Sales – Pelotão Rodoviário)
ERS-235 (Nova Petrópolis – Gramado)
ERS-239 (Campo Bom – Sapiranga)
ERS-239 (Aricá – Sapiranga)
ERS-240 (Montenegro – Pareci Novo)
ERS-331 (Pinhalzinho – Marcelino Ramos)
ERS-344 (Giruá – Santo Ângelo)
ERS-514 (Palmeira das Missões – Ijuí)
ERS-561 (16 de Novembro – São Nicolau)
RSC-472 (Santo Cristo – Porto Vera Cruz)

Contrato com a empresa Fiscaltech:

Pardais
– ERS-135 (Passo Fundo – Erechim)
– ERS-324 (Passo Fundo – Nova Prata)
– ERS-342 (Ijuí – Cruz Alta),
– RSC-153 (Passo Fundo – Tio Hugo)
– RSC-287 (Montenegro – Santa Maria)
– ERS-122 (São Vendelino – Farroupilha)

Câmeras de monitoramento
ERS-122 (São Vendelino – Farroupilha)
ERS-135 (Passo Fundo – Erechim)
ERS-324 (Passo Fundo – Nova Prata)
ERS-342 (Ijuí – Cruz Alta)
RSC-287 ( Montenegro – Santa Maria)
RSC-470 (Nova Prata – Bento Gonçalves)

OCRs
ERS-265 (Lajeado – Cruzeiro do Sul)
ERS-734 (Centro de Rio Grande – Cassino)
RSC-287 (Taquari – Santa Cruz do Sul)
RSC-287 (Santa Cruz do Sul – Taquari)
RSC-287 (Novo Cabrais – Paraíso do Sul)
RSC-377 (Santiago – São Francisco de Assis)
RSC-377 (Alegrete – São Francisco de Assis)
RSC-453 (Lajeado – Teutônia)
RSC-453 (Westfália – Lajeado)

*DAER

Foto: Arquivo Daer

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