Ícone do site Rádio Stúdio FM

O dólar está caro?

O tema da nossa conversa esta semana é um tanto quanto polêmico, afinal, o dólar está caro ou barato para você? Antes de responder a essa pergunta vou explicar como funciona a dinâmica do dólar, e por quais motivos ele se valoriza ou desvaloriza frente ao real.

Existem diversos motivos que influenciam diariamente a cotação do dólar, para não me estender vou citar apenas os mais importantes. Primeiramente, podemos ligar o dólar à saúde da economia brasileira, sempre que a economia cresce e vai bem o dólar tende a se desvalorizar, o contrário é válido, caso a economia não vá bem, o dólar sobe!

Outro fator importante é a taxa de juros da economia brasileira, a Selic. Há poucos anos a taxa Selic estava em 14,25% ao ano, essa taxa alta atraía aplicadores estrangeiros, os quais entravam com muitos dólares no Brasil, fazendo o dólar se desvalorizar pela grande quantidade que entrava no país. Atualmente, com a taxa de juros em 2% ao ano o Brasil não possui mais esse “diferencial” e com isso muitos aplicadores retiraram seus recursos do país, fazendo o dólar se valorizar.

Além desses fatores que eu citei, existe também as influências externas, como por exemplo a economia dos Estados Unidos. A saúde da economia americana também influencia no câmbio, como outros diversos fatores internacionais. Complexo? Sim, mas vamos ao que interessa, o dólar está caro?

Depende! Essa resposta quem vai me dar é você. Se suas expectativas para economia brasileira são positivas, se daqui para a frente as reformas que o Brasil precisa vão acontecer, que a corrupção vai terminar e que nossos políticos vão pensar no bem do país e não em seus próprios interesses, então a resposta é sim! O dólar está caro, pois a tendência é ele se desvalorizar no futuro.

Caso você esteja pessimista quanto ao futuro da economia brasileira, que as coisas vão continuar como estão e que podem piorar, então a resposta é não! O dólar não está caro, pois se suas expectativas se concretizarem a tendência é o dólar se valorizar ainda mais.

Ficou com dúvida ou quer entender mais sobre o dólar? Entre em contato conosco! Acesse nosso site www.altacapital.com.br e nossas redes sociais. Se preferir, nos visite: Rua General Osório, 1032, Sala 302, no Centro de Ibirubá (prédio da Girassol Calçados).

 

Eduardo Castelli

Analista de Mercado da ALTA Capital

Sair da versão mobile