Por que investir no mercado internacional
Na primeira impressão, analisar o mercado internacional parece um tanto assustador, porém, o céu de oportunidades que tanto procuramos está ali. Para convencê-los, convido para esta breve reflexão.
Quando vamos a uma fruteira, por exemplo, buscamos aquela com maior quantidade de frutas e verduras, e também aquela que possui as mais frescas e de qualidade, assim, teremos mais opções de escolher aquelas frutas e verduras dentre as melhores disponíveis. Nesta mesma analogia, o mercado internacional é onde encontram-se mais oportunidades para alocar seus investimentos.
Fazendo uma breve comparação, o mercado de ações brasileiro é composto por cerca de 400 empresas disponíveis para investimentos, já o mercado internacional de ações, encontra-se mais de 10.000 empresas, maior quantidade de setores com maior potencial de diversificação. Em qual fruteira deseja fazer suas compras?
Ainda nesta linha, existem as notas de rating de cada país. Um pouco complexo não né!? Mas vou explicar. Rating é um tipo de nota dada a cada país em relação ao quão bom ele é considerando as políticas internas, dívidas, governança e confiabilidade. Os países desenvolvidos onde a ALTA Capital investe possuem notas do tipo A até AAA (digamos que seja uma nota de 9 a 10), já o Brasil, neste caso, possui a nota BB- (no mesmo comparativo isso representa uma nota 6), portanto, países com notas mais baixas apresentam maior risco em relação aos investimentos.
Outro ponto muito importante para colocar na balança antes de decidir em investir no Brasil ou no exterior é a inflação da moeda brasileira. A inflação é invisível e corrói seu poder de compra a cada mês. Você já deve ter ido ao supermercado e percebido que comprou menos com cem reais neste Natal do que no ano passado. Isso é a inflação, um aumento deliberado nos preços dos produtos, fazendo com que você compre menos com os mesmos cem reais a cada ano.
Trazendo esta infeliz realidade para o contexto deste artigo, uma vez decidido em efetuar o investimento no exterior, você precisará comprar moeda estrangeira (neste caso, dólares americanos) e por os Estados Unidos possuírem uma nota de rating mais elevada, possuem mais solidez e confiabilidade em sua moeda, logo, uma moeda mais segura não é tanto corroída pela inflação como o caso da moeda brasileira.
Deste modo, investir no exterior é uma alternativa viável considerando o grande potencial de diversificação, liquidez e de proteção do seu capital da inflação que já sinaliza novos aumentos nos próximos meses em nosso país.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Aguardamos sua visita para falarmos de investimentos e tomarmos um café, Rua General Osório, 1032, Sala 302, no Centro de Ibirubá (prédio da Girassol Calçados). Se preferir, acesse nosso site www.altacapital.com.br
Daniel Kussler
Economista e Chief Executive Officer da ALTA Capital