Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
23°
21°
21°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: PLAYLIST II 101.3 – As melhores da programação.
Ao Vivo: PLAYLIST II 101.3 – As melhores da programação.
Notícias

RELATÓRIO DE RESULTADOS 2020 ALTA CAPITAL

Primeiro Relatório de Resultados ALTA CAPITAL
RELATÓRIO DE RESULTADOS 2020 ALTA CAPITAL
11.01.2021 10h38  /  Postado por: mateus

RELATÓRIO DE RESULTADOS 2020

 

Carta de Apresentação

 

Caros investidores,

 

É com satisfação que apresentamos o nosso primeiro Relatório de Resultados, abordando o desempenho das carteiras administradas e o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos.

A ALTA Capital teve início em 2017, surgindo com o intuito de aproximar o mercado financeiro internacional e todas suas oportunidades de investimentos, dos poupadores e investidores brasileiros, tornando-se uma alternativa a mais para diversificação.

Nossa empresa é norteada por três pilares: Conhecimento, inovação e resultado. O Conhecimento é a busca constante por informações que nos fazem crescer como pessoas e como profissionais. A Inovação, por sua vez, torna o conhecimento aplicável e expansível através de abordagens inovadoras que transformam conceitos, hábitos e culturas. O Resultado é a materialização dos pilares anteriores, servindo como parâmetro de mensuração e nivelamento.

Nos primeiros anos, estivemos focados em desenvolver sofisticadas tecnologias voltadas a identificar e desfrutar de inúmeras oportunidades de investimentos no mercado internacional. Esse trabalho nos levou ao recebimento do Prêmio “International Star For Quality”, entregue em um evento que reuniu dezenas de empresas disruptivas em Londres, Reino Unido, no final de 2018.

No mesmo ano, obtivemos o Registro LEI (Legal Entity Identifier), um certificado de autenticidade emitido pela Bolsa de Valores de Londres, nos concedendo acesso às Bolsas Europeias. No ano de 2019, além de aprimorarmos nossos mecanismos tecnológicos e de gestão, realizamos um processo de adequação à regulamentação brasileira, em especial, às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para prestação de serviços.

Em maio de 2020, concluímos o credenciamento junto à CVM, tornando-nos uma gestora de recursos de terceiros e dando início a prestação deste serviço. Apesar das adversidades que o ano apresentou, encerramos 2020 colhendo os primeiros frutos do nosso trabalho, alcançando uma rentabilidade superior às nossas expectativas.

As páginas seguintes trazem um resumo da metodologia utilizada pela empresa, uma análise macroeconômica realizada pela nossa Equipe de Gestão e um breve relatório dos rendimentos de uma carteira administrada nos últimos meses.

Agradecemos a confiança que nos foi depositada e seguimos com o propósito de buscar os melhores resultados para os nossos clientes.

 

 

Ibirubá, 06 de janeiro de 2021.

 

 

 

_________________________

Daniel Kussler

CEO

 

Metodologia de Gestão

 

A ALTA Capital presta serviço de investimento por meio da gestão discricionária de carteiras administradas. Isto é, nós tomamos as decisões de investimentos para os nossos clientes. Além disso, os recursos são geridos de forma individual, de modo que cada investidor possui uma conta em seu nome.

As carteiras de investimentos são construídas a partir da análise histórica da variação de preços de mais de 10 mil empresas oriundas de mais de 20 países, considerando uma base de dados com mais de 20 anos de informações.

Para tornar viável a identificação das melhores oportunidades de investimentos, considerando a grande quantidade de dados que possuímos, utilizamos a análise quantitativa. Este modelo usa indicadores estatísticos, transformando fatos em números e, assim, eliminando fatores emocionais que poderiam interferir negativamente nos investimentos.

A ALTA Capital tem desenvolvido sua própria tecnologia de análise quantitativa, aprimorando constantemente o processamento das informações para a melhor tomada de decisão nos investimentos, reduzindo riscos e investindo nos cenários com maior probabilidade de geração de lucro.

Todo e qualquer investimento enfrenta um certo nível de risco que está ligado diretamente às oscilações do mercado. Para mitigar esses riscos, desenvolvemos procedimentos que utilizam métricas estatísticas visando a diversificação eficiente dos recursos aplicados.

No que tange ao pagamento do nosso serviço, entendemos que nosso trabalho deve ser remunerado desde que gere valor para nosso cliente. Assim, cobramos unicamente uma taxa com base na performance alcançada pelos investimentos realizados, sendo uma fração dos resultados obtidos após um ano do início do contrato.

 

Análise Macroeconômica

 

O ano de 2020 certamente ficará marcado em nossas vidas. O coronavírus – até então pouco conhecido – se instalou no mundo todo e obrigou-nos a modificarmos a forma como realizávamos nossas tarefas diárias.

No que se refere ao mercado financeiro, este ano nos propiciou grandes experiências. Vimos, em poucos dias, as bolsas de valores de todos os países despencarem, as moedas emergentes sofrerem uma extrema desvalorização, o preço da onça do ouro escalar e o barril do petróleo ser negociado a preços negativos.

Mas sabe o que também vimos? Que os preços estavam perpetuando condições extremas. O mercado financeiro vive de expectativas, e naquele momento tudo era incerto.

Os meses foram passando e percebeu-se que a ciência estudaria formas de lutar contra esse novo vírus. Foram descobertos meios de proteção ao contágio, de tratamento das pessoas infectadas e, recentemente, de imunização da população.

A crise atual foi causada por um fator exógeno ao mercado financeiro (ao contrário da crise de 2008). Mesmo assim, era de conhecimento geral que as restrições de mobilidade impactariam a economia mundial com muita força.

Em poucas semanas os governantes e autoridades monetárias de todos os países se articularam para apoiar o emprego, a renda e o consumo das pessoas e das empresas. Sem entrar no mérito da efetividade destas medidas, uma coisa é certa, os incentivos foram muitos, e de magnitudes nunca antes vistas.

Entre uma descoberta e outra de tratamento, a vida foi parcialmente normalizada, comércios reabertos e com isso as expectativas melhoraram. Os ativos, em especial as ações listadas em bolsas de valores se recuperaram, porém de forma heterogênea.

As empresas ligadas à tecnologia e aos produtos do grupo “fique em casa” foram as primeiras a recuperarem as perdas e a se valorizarem. Ocorreram altas expressivas nas cotações destas ações. As ações das empresas ligadas à economia real demoraram um pouco mais para se recuperarem e tiveram que se mostrar mais resilientes e com mais capital de giro para passar por este período. Outras empresas ainda não voltaram aos níveis de preços pré-pandemia.

De forma geral, o mercado americano (representado pelo índice S&P 500), retornou aos mesmos patamares pré-pandemia no mês de agosto. Enquanto no Brasil (Ibovespa) isso aconteceu apenas em dezembro. A diferença entre ambos se deve basicamente pela robustez dos países em questão.

O Banco Central dos Estados Unidos (FED) anunciou que irá manter a taxa básica de juros nos níveis atuais (0% a 0,25%a.a.) até 2023 e que vai continuar com os estímulos aos mercados, dando suporte ao emprego e à renda. Além disso, existem outras inúmeras medidas de estímulos econômicos sendo realizadas pelos demais países.

No Brasil gastamos mais do que qualquer outro país emergente, em uma situação em que as contas públicas já não eram das melhores. Contudo, naquele momento e naquelas circunstâncias foi necessário. Agora, não há muito espaço fiscal para mais pacotes de estímulos econômicos. Inclusive, essa é uma das grandes preocupações sobre a economia brasileira para o ano de 2021. Precisamos conter os gastos fiscais, a nossa relação dívida/PIB está nas alturas.

Outra grande dúvida sobre a economia brasileira para 2021 é a inflação. A contenção dos gastos é de extrema importância para que a inflação fique dentro dos níveis previstos. Ao contrário, acarretaria em aumento da taxa de juros e um efeito de desestímulo à economia.

A situação atual é que estamos com juros baixíssimos, estímulos econômicos e capacidade ociosa no mundo todo. Alguns países e alguns setores da economia vão se recuperar (ou já se recuperaram) mais facilmente do que outros. Sobre as empresas, permanecerão as mais fortes.

Perante esse cenário macroeconômico, o que fazer com seus investimentos? O melhor que você pode fazer é diversificar! Diversifique seus investimentos em diferentes empresas, diferentes setores e diferentes países. Essa é a melhor forma de proteger seu patrimônio.

 

Performance

 

Cada carteira administrada pela ALTA Capital pode possuir capital e data de início diferentes, resultando assim em rentabilidades também distintas. Dito isso, utilizaremos como base para divulgação uma carteira administrada com capital inicial de aproximadamente US$ 10.000, com início em 08/05/2020 (data do credenciamento da ALTA Capital junto à CVM como gestora de recursos).

Cabe salientar que os investimentos foram realizados em renda variável no mercado de ações internacional e por isso classificam-se como perfil arrojado de risco. A rentabilidade abaixo já considera o desconto dos custos operacionais, porém não é líquida da taxa de performance e dos impostos. Ainda, salientamos que rentabilidade passada não é sinônimo de rentabilidade futura.

 

Mai/20 Jun/20 Jul/20 Ago/20 Set/20 Out/20 Nov/20 Dez/20 Acum.
-0,49% -1,85% -7,33% 16,73% 9,95% 3,27% -0,43% 14,18% 36,39%

 

Percebe-se que os três primeiros meses foram os mais difíceis, nos quais tivemos retornos negativos. Ainda trabalhávamos para ajustar nossas estratégias de investimento para o período de instabilidade que vivíamos, haviam muitas dúvidas sobre os aspectos relacionados à pandemia e isso refletia no mercado financeiro.

Os meses seguintes apresentaram retornos positivos, reflexos do alinhamento das nossas estratégias de investimentos. Assim, encerramos o período de aproximadamente 8 meses (08/05/2020 a 31/12/2020) com uma rentabilidade acumulada de 36,39%.

Se utilizarmos o índice S&P 500 – índice que contempla as 500 maiores empresas listadas nas bolsas de valores dos Estados Unidos – como parâmetro de comparação, é possível observarmos que a carteira administrada da ALTA Capital o superou com certa vantagem.

 

Gráfico rentabilidade carteira administrada ALTA Capital

 

 

No que se refere às métricas de risco da carteira administrada da ALTA Capital, ressaltamos que o desvio padrão (medida de volatilidade histórica) e o drawdown máximo do período (maior queda de valor da carteira) foram respectivamente em 3% e 15%.

Além destes, podemos citar também o Índice de Sharpe (retorno excedente de uma aplicação financeira em relação a outra aplicação livre de risco) que para o período divulgado, resultou em um valor de 1.3.

De forma geral, ficamos muito satisfeitos em entregar este resultado aos nossos clientes em 2020. Além de ser o primeiro ano em que gerimos recursos de terceiros, foi um ano em que muitas pessoas e empresas tiveram dificuldades financeiras e perda de capital.

Estamos em constante aprendizado e evolução de nossas estratégias de investimento, sabemos que temos muito a melhorar. Este é nosso objetivo para 2021, tornar nossos processos mais eficientes e continuar a contribuir com a preservação, diversificação e crescimento do patrimônio dos nossos clientes.

 

 

Ibirubá, 06 de janeiro de 2021.

 

 

_________________________

Natália Poletto

Diretora de Gestão de Recursos

 

 

 

Notas Importantes:

Os ativos financeiros integrantes das carteiras administradas podem não possuir liquidez imediata;

A rentabilidade divulgada neste relatório não é líquida de impostos;

Todas as carteiras administradas pela ALTA Capital possuem perfil arrojado de risco;

Este serviço pode ser contratado a partir de US$ 10.000 sob gestão;

Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros;

Quando pensar em investir, busque empresas credenciadas nos órgãos reguladores.

Para saber mais:

Telefone/Whatsapp: (54) 3324 5681

E-mail: contato@altacapital.com.br

Site: www.altacapital.com.br

Rua General Osório, 1032, sala 302, Centro, Ibirubá – RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.