Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
26°C
Tapera/RS
Tempo limpo
No ar: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Ao Vivo: CLÁSSICOS DA STUDIO – As músicas que marcaram época: anos 80, 90 e início de 2000.
Notícias

Pessoas com 60 anos deverão ser vacinadas contra a Covid-19 no final de abril em Porto Alegre

Após a faixa etária dos 60 anos, será a vez das pessoas com doenças crônicas receberem a imunização
Pessoas com 60 anos deverão ser vacinadas contra a Covid-19 no final de abril em Porto Alegre
Pessoas com 60 anos deverão ser vacinadas contra a Covid-19 no final do mês de abril | Foto: Guilherme Almeida
08.04.2021 13h51  /  Postado por: fernando

As pessoas com 60 anos deverão ser vacinadas em Porto Alegre contra a Covid-19 no final do mês de abril. Também existe a possibilidade de que a imunização venha a ser feita na primeira quinzena do mês de maio. Depois da aplicação das doses na faixa etária dos 60 anos, será a vez das pessoas com doenças crônicas receberem a vacina.

Na Capital, um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta um total de 192 mil pessoas com comorbidades. O anúncio foi feito pelo secretário Mauro Sparta, que nesta quinta-feira acompanhou o início da imunização dos idosos com 64 anos ou mais no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana. As comorbidades consideradas para a vacinação, incluídas na lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são: diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal e doenças cardiovasculares.

Conforme Sparta, Porto Alegre conseguiu avançar na vacinação dos idosos com 64 anos devido à chegada de um novo lote do imunizante. “Recebemos a notícia da chegada de mais um lote e imediatamente abrimos mais uma idade. Não tínhamos vacina para todas as 13 mil pessoas com 64 anos que precisam da imunização. No entanto, com a chegada dos imunizantes não vai faltar vacina para este grupo”, destacou. Sparta alertou ainda que é muito importante que as pessoas que estão completando a segunda dose procurem os postos de saúde de referência da vacina e os drive-thrus para complementar a vacinação.

Movimentação intensa na vacinação

Na manhã desta quinta, o movimento para a vacinação dos idosos com 64 anos ou mais em Porto Alegre foi intensa nas 38 unidades de saúde e nos três pontos de drive-thru. Na unidade de Saúde Camaquã, na zona Sul da Capital, e no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, muita gente chegou cedo para realizar a imunização. No pátio do posto Modelo, todas as cadeiras colocadas dentro das tendas estavam ocupadas.

Moradora do bairro Azenha, a aposentada Eunice Medeiros, 64 anos, comemorou o fato de ter sido vacinada. “Estava ansiosa por esse momento “, ressaltou. Já Marlene Ferreira, 64 anos, residente no bairro Medianeira, desejou que todos os brasileiros sejam imunizados o mais rápido possível. No local, não havia aglomeração e os servidores da Saúde orientavam o público sobre o distanciamento.

Drive-thrus

Os três drive-thrus onde foram feitas as imunizações também apresentaram um movimento forte de veículos. No drive do Big Sertório, por volta das 7h30min, uma grande fila de carros aguardava a abertura do hipermercado na avenida Sertório, na zona Norte da Capital.

Os pontos do Big BarraShoppingSul e da PUCRS também tiveram uma grande movimentação de automóveis. As pessoas com 64 anos ou mais tiveram que apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Quem fez a segunda dose, apresentou a carteira de identidade e o cartão de vacinação recebido na primeira aplicação.

Servidores da segurança

Já a imunização dos profissionais da segurança pública entra na fase final. Os policiais rodoviários federais (PRF), servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e guardas municipais recebem a primeira dose até sexta-feira, no Centro de Saúde IAPI. Já os policiais militares e os bombeiros militares serão vacinados por equipes da própria corporação, no Hospital da Brigada Militar, na zona Sul da Capital. A imunização da Polícia Civil foi realizada de segunda a quarta-feira no Palácio da Polícia.

Fonte:Cláudio Isaías

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.