Ícone do site Rádio Stúdio FM

Caixa finaliza hoje saques da 1ª parcela do auxílio emergencial

O governo federal finaliza nesta segunda-feira (17) o calendário para saques da primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Mais de 2,3 milhões de pessoas inscritas pelo CadÚnico ou aplicativo da Caixa, nascidas em dezembro, já podem resgatar a grana em espécie ou fazer transferência.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a grana da primeira parcela chegou a um total de 39,1 milhões de famílias, menos dos que os 45,6 milhões estimados inicialmente. Além daqueles contemplados via aplicativos e meios digitais e os inscritos no CadÚnico, os números também levam em conta os beneficiários do Bolsa Família.

O governo federal explica que os dados são atualizados pela pasta da da Cidadania com informações da Secretaria Nacional do Cadastro Único e da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania.

Os valores aos aniversariantes de dezembro foram depositados em 29 de abril em conta digital, em um total de R$ 484,71 milhões e, desde então, só pôde ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo sistema, os beneficiários conseguem pagar boletos, comprar pela internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais. Agora, o auxílio foi liberado para saque e transferência.

Outra opção é girar o dinheiro usando o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. A única exceção às transações se dá para os casos de transferência para conta de mesma titularidade. Na soma com o público de aplicativos e Cadastro Único, foram R$ 8,9 bilhões em repasses apenas para a primeira parcela. Neste domingo (13), começou o calendário de depósito da segunda cota do benefício para o público geral.

De acordo com o governo federal, para o público do auxílio emergencial 2021 incluído no Bolsa Família, nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos conforme o calendário habitual do programa do Ministério da Cidadania. Em maio, o início dos repasses será nesta terça-feira (18).

Desde 2 de abril, as pessoas que se inscreveram pelos meios digitais da Caixa e os integrantes do Cadastro Único do governo federal podem conferir se têm direito a receber o benefício pelo site www.cidadania.gov.br/auxilio. Para quem teve o cadastro negado nesta data, o prazo para contestar a decisão já terminou.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Alina Souza

Sair da versão mobile