Diante das dificuldades geradas por conta da pandemia de covid-19, as ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. E o cooperativismo é um segmento que vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das comunidades e dos municípios em todo país. E, neste ano, o propósito do Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C, é minimizar os impactos causados pela pandemia, através da arrecadação de alimentos. Este movimento é organizado, nacionalmente, pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB) e ocorre no primeiro sábado do mês de julho, mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo.
A Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG, em parceria com cooperativas Cotrisoja, Cotribá, Coopeagri, CVale, Santa Clara, Coprel e cooperativas escolares Cooepaz, da Vila Paz de Tapera, e da Escola Municipal do Rincão Seco, de Ibirubá, participou do Dia C através da ação “Alimentando a Cooperação”, que arrecadou alimentos não perecíveis de 21 de junho a 2 de julho, para serem doados à entidades dos municípios de Tapera, Selbach, Ibirubá, Colorado, Lagoa dos Três Cantos e Quinze de Novembro, no estado do Rio Grande do Sul; e Patos de Minas, Lagoa Grande, Lagoa Formosa e Presidente Olegário, em Minas Gerais.
Segundo os organizadores, a ação sensibilizou e engajou dirigentes, diretores, conselheiros, lideranças, colaboradores e associados das cooperativas para serem agentes de transformação em suas comunidades. E para estimular as doações, a cada quilo de alimento recebido em suas agências, a Sicredi Integração Rota das Terras RS/MG dobrou a quantidade arrecadada. Foram recebidas 13,3 toneladas e a instituição financeira cooperativa fez a aquisição da mesma quantidade, totalizando 26,6 toneladas de alimentos.
Nesta semana, foi realizada a entrega para as seguintes entidades: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Hospital Roque Gonzales (doações das agências de Tapera e Lagoa dos Três Cantos), Lar do Idoso José e Rosalina Köehler e ONG Massa do Bem de Tapera; Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Hospital São Jacob e Casa Lar Dona Celestina de Selbach; Liga Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Habitação de Ibirubá; Assistência Social de Colorado; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Quinze de Novembro; Casa das Meninas Nossa Senhora Aparecida, Casa da Acolhida Bem Vinda, Casa da Sopa Tia Euzápia, Lar de Paulo e Estevão, Amparo Maternal Eurípedes Novelino, Lar Vicentino Padre Alaor, Dispensário São Vicente de Paulo e FELIS – Fraternidade Espirita Lar de Ismael de Patos de Minas; Assistência Social de Lagoa Grande; Conselho Central da SSVP, Rotary Club e Casa de Repouso Confrade Olien Jose Nascimento de Lagoa Formosa; e Dispensário São Vicente de Paula, Associação Direito de Viver – Casa de Apoio Dona Mafalda e Senhor Joaquim de Presidente Olegário.
Conforme o presidente da instituição financeira cooperativa, Sérgio Luiz Tonello, a data foi mais uma oportunidade para colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo e a intercooperação. “Nosso agradecimento as cooperativas parceiras e a todos que doaram os alimentos. Neste momento atípico que estamos vivendo, a solidariedade faz a diferença na vida de quem mais precisa”, ressaltou. Ele comentou ainda que o Sicredi buscou valorizar a economia local, realizando a compra dos alimentos em vários mercados associados da instituição.