Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
17°
20°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: A VOZ DO BRASIL
Ao Vivo: A VOZ DO BRASIL
Notícias

Chuva de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira

Chuva de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
Chuva de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
20.10.2021 10h40  /  Postado por: mateus

A chuva de meteoros Orionídeos terá seu pico na madrugada de quinta-feira (21) e poderá ser vista sem a necessidade de qualquer equipamento de astronomia aqui do Brasil.

Segundo o professor e diretor do Observatório Espacial Heller & Jung, Carlos Fernando Jung, para acompanhar o fenômeno, o observador deve olhar em uma posição entre o nordeste e o leste da sua posição. Como o Sol nasce ao leste, basta olhar um pouco para a esquerda. Espara-se que 15 meteoros possam ser vistos cruzando o céu a cada hora.

A partir da meia noite já é possível visualizar mais meteoros. Às 3h é um horário mais apropriado e com mais possibilidades de se ver o fenômeno”, explica o especialista. “O ideal é se posicionar em um local que possui menos luminosidade. A poluição luminosa das cidades e até mesmo da Lua Cheia pode prejudicar a visualização do fenômeno.”

Esse cometa passa pela região da órbita da Terra no Sistema Solar a cada 76 anos, mas todos os anos podem ocorrer quedas de fragmentos maiores ou menores deixados por sua passagem.

O nome do fenômeno tem relação com o radiante, ou seja, região no céu de onde os meteoros parecem entrar na atmosfera terrestre. Como pela perspectiva de um observador a chuva de meteoros tem origem na constelação de Orion, recebe o nome de Orionídeos.

Fonte: Correio do povo

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.