Buscando capacitar as mulheres para participarem ativamente do quadro social, além de fomentar a importância do protagonismo feminino, o Sicoob Creditiapu promoveu no ano de 2021 a formação da primeira turma do Programa Mulheres Cooperativistas. A iniciativa foi realizada com cooperadas, esposas ou filhas de cooperados.
Com a missão de dar continuidade ao trabalho, neste ano foi criado o Núcleo de Mulheres Cooperativistas integrado por mulheres que acreditaram no projeto foi formalizado.
Com um cronograma de atividades, coordenado pela colaboradora do Sicoob Creditaipu Aline Rodrigues, elas reúnem-se para o desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas que permitem a vivência do cooperativismo e deliberar sobre a finalidade e as principais tarefas atribuídas ao órgão.
Foi justamente dessa influência vivenciada junto com outras mulheres, que o Núcleo de Mulheres Cooperativistas do Sicoob Creditaipu desenvolveu a Campanha do Bem.
A iniciativa consistiu na arrecadação de roupas, calçados e cobertores para destinação à crianças carentes da região, neste inverno.
A Campanha do Bem teve uma repercussão muito positiva, sobretudo entre as integrantes do Núcleo de Mulheres Cooperativistas. “Foi muito legal, muito gratificante desenvolver a Campanha do Bem, até me surpreendi pela grande adesão. Nós montamos 10 kits à partir das arrecadações feitas em Pinhalzinho e agora vamos realizar a doação para as famílias que realmente precisam. É muito gratificante.” Avaliou a nucleada Sueli Bach.
Para a cooperada Anir Ortolam, a experiência proporcionada através da atuação da rede de trabalho a deixou muito feliz. “Eu gostei muito de participar. A arrecadação foi muito boa e ver a expressão no rosto de alegria dessas mamães e futuras mamães quando entregamos as doações, trouxe muita felicidade para minha vida. Uma parte das doações entregamos para os trigêmeos aqui em Modelo e a outra parte já destinamos para uma futura mamãe aqui da cidade”, disse.