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Duplicação de novo trecho da BR-386 não será mais entregue em fevereiro

Os usuários da BR-386 precisarão ter um pouco mais de paciência. As obras do novo trecho duplicado da rodovia vão demorar mais tempo para ficarem prontas.

A construção tão aguardada completou um ano em julho. Os trabalhos estão ocorrendo entre os km 325 e 345, de Lajeado a Marques de Souza, no Vale do Taquari.

Pelo cronograma inicial, as obras deveriam ter começado em fevereiro do ano passado e serem finalizadas em dois anos. Porém, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a Autorização de Supressão Vegetal (ASV) três meses depois do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Apesar disso, a CCR ViaSul tentou  agilizar os serviços para realizar a entrega no período inicial planejado. Dos 20 quilômetros, 10 já estão prontos.

Mas não será possível concluir os 10 quilômetros restantes até fevereiro. A entrega será realizada até julho de 2023, cumprindo com prazo de 24 meses de construção.

— A concessionária recebeu as licenças para início das atividades das obras de duplicação com um atraso de quatro meses, mesmo já estando com a mobilização das equipes e de maquinários. Esse atraso nos primeiros quatro meses fizeram com que toda obra sofresse um replanejamento, e, naturalmente, que nós passamos por condições adversas com altos índices pluviométricos. Dessa forma, esse replanejamento coincide com a entrega contratual dos 24 meses que culmina num prazo máximo de 1º de julho de 2023 — destaca o gerente de atendimento da CCR ViaSul, Diogo Stiebler.

Os 10 quilômetros prontos estão localizados em dois locais (veja o mapa abaixo). Eles ainda não estão liberados para uso.

Um deles fica entre os km 325 e 334, e o outro entre os km 337,6 e 339. Os trechos não estão liberados por questão de segurança. E a circulação não deverá ser autorizada até que toda a extensão de 20 quilômetros esteja totalmente duplicada.

Além da obra principal, a empresa Eurovias — que foi contratada pela CCR ViaSul para realizar o serviço — já finalizou a construção de seis pontes. Dois viadutos e quatro passarelas estão em execução.

— A gente está vendo a obra acontecer. Ficamos frustrados por saber que a liberação não ocorrerá em fevereiro, mas estamos vendo a obra acontecer. A BR-386 corta a cidade. Vai ser um benefício enorme — avalia a presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, Graciela Black.

Enquanto a duplicação não fica pronta, a BR-386 segue registrando uma triste contagem: as mortes. Na noite de segunda-feira (11), uma mulher morreu em um acidente no km 336, em Lajeado.

Duplicação dividida em seis

A duplicação foi dividida em seis etapas. A primeira delas envolve este trecho entre Lajeado e Marques de Souza.

A segunda etapa ocorrerá entre 2022 e 2023. Os cinco quilômetros entre Lajeado e Estrela receberão obras. Eles atualmente têm pista duplicada, mas a pista será ampliada e irá receber acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais.

O trecho de 25 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier será duplicado entre 2023 e 2024. A duplicação de 30 quilômetros da BR-386 prosseguirá de Tio Hugo a Soledade entre 2024 e 2025. As obras serão realizadas entre 2026 e 2028 nos 55 quilômetros, de Fontoura Xavier a Marques de Souza. Carazinho a Tio Hugo terá 34,6 quilômetros duplicados entre 2029 e 2030.

Por fim, o trecho de 59 quilômetros entre Tabaí e Canoas, que é duplicado, será ampliado entre 2034 e 2036. Ele receberá acostamento, canteiro central, defendas metálicas para separação das pistas e faixas adicionais. Isso inclui a duplicação do viaduto de pista simples existente em Canoas.

ZH

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