Depois de uma quinta-feira chuvosa, com acumulados entre 30 e 70 milímetros em todo o Rio Grande do Sul, a sexta-feira (15) deu sequência às instabilidades com temporais em regiões como Fronteira Oeste, Campanha e Sul. De acordo com a Climatempo, as condições devem se repetir nos próximos dias, com um intervalo de chuva no domingo (17), mas já retornando na segunda-feira (18).
As instabilidades que atuam pelo Estado são causadas por um cavado meteorológico, um corredor de umidade que vem do norte do país, e pela circulação dos ventos em altitude. Mas no final desta sexta-feira, uma nova frente fria se formará, o que sustentará as instabilidades no sábado (16), mantendo condição de temporal.
A chuva deve ser forte. É esperado temporal para todas as regiões, com exceção às áreas próximas à cidade de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra. Mesmo assim, a região tem chance de chuva, que pode ser de moderada a forte. Na Serra, as rajadas de vento devem alcançar 80 a 100 km/h, e o mar ficará agitado ao longo da costa gaúcha. Em Porto Alegre, a previsão é de 40 milímetros — 28% acumulado esperado para o mês de julho.
Já no domingo, o tempo vira. O amanhecer ainda deverá ter nebulosidade, com o sol aparecendo de forma tímida. Mas com o passar do dia, especialmente na tarde, o céu fica aberto com predomínio de sol em todo o Estado ao longo do dia. Isso porque a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, e uma massa de ar de origem polar e seca avança pelo Rio Grande do Sul.
Com o tempo seco, vem o frio: em Pelotas, no Sul, onde tem previsão de geada pela manhã, a mínima será de 3°C e a máxima de 15°C. Em Erechim, no Norte, e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, os termômetros vão de 4°C a 13°C. Já na Capital, a mínima será de 9°C e máxima de 16°C.
Essa massa de ar seco e frio vai manter o tempo firme na segunda-feira em algumas áreas do Estado, mas a parte Norte, com exceção do Litoral, terá pancadas de chuva, devido a um corredor de umidade que vem da Amazônia. A precipitação deve voltar a ser forte, incluindo raios, rajadas de vento e queda de granizo.
Na terça-feira (19), a previsão é de céu aberto na maior parte do Estado, mas cidades da região Noroeste, Norte e Serra Gaúcha devem registrar chuviscos de manhã e na madrugada, enquanto na quarta-feira (20) a parte leste do Estado sofre com as instabilidades.
ZH