Começam a ser pagos nesta terça-feira (9) os benefícios emergenciais concedidos a caminhoneiros. O prazo para pagamento do auxílio vai até 31 de dezembro e será pago em seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil, “observado o limite global de recursos de R$ 5,4 bilhões”, conforme o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Nesta terça, vão ser pagas a primeira e a segunda parcelas, referentes aos meses de julho e agosto.
Veja o calendário previsto pelo governo:
- 1ª parcela: 9 de agosto
- 2ª parcela: 9 de agosto
- 3ª parcela: 24 de setembro
- 4ª parcela: 22 de outubro
- 5ª parcela: 26 de novembro
- 6ª parcela: 17 de dezembro
O auxílio tem por objetivo ajudar os transportadores autônomos de carga a enfrentar o estado de emergência que decorre da alta do preço de combustíveis e derivados.
O benefício vai ser pago somente para quem estava devidamente cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022. Além disso, o transportador deve estar com o CPF e a CNH regulares.
Não é necessária nenhuma ação por parte do beneficiário. O auxílio vai ser depositado para cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir.
“Será designada uma instituição bancária federal registrada para efetivar o pagamento que será feito em conta digital. Os valores não movimentados no prazo de 90 dias, contados da data de depósito, retornarão para a União”, acrescenta o MTP.
Em caso de dúvidas, o Ministério do Trabalho e Previdência orienta o contato pelo e-mail bemcaminhoneiro@mte.gov.br.
ZH