Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
18°
21°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: LIGAÇÃO – O melhor do pop rock nas suas noites!
Ao Vivo: LIGAÇÃO – O melhor do pop rock nas suas noites!
Notícias

Ranolfo prevê mil câmeras em uniformes de policiais até o fim do ano e diz que abordagem a jovem em São Gabriel fugiu “à normalidade”

Três PMs envolvidos na ação estão presos desde a última sexta-feira
Ranolfo prevê mil câmeras em uniformes de policiais até o fim do ano e diz que abordagem a jovem em São Gabriel fugiu “à normalidade”
22.08.2022 11h00  /  Postado por: mateus

O governador Ranolfo Vieira Júnior falou nesta segunda-feira (22), em entrevista à Rádio Gaúcha, sobre a morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, após abordagem da Brigada Militar em São Gabriel, na Fronteira Oeste. Segundo ele, a ação dos policiais envolvidos — que estão presos desde a última sexta-feira (19) — contraria “qualquer procedimento normal”.

— Como governador do Estado, tenho que ter todo o cuidado para que esse fato seja apurado, e não tenho dúvida de que será apurado à exaustão. Mas não posso fazer juízo antecipado sobre qualquer questão referente a essa abordagem. Claro, não tenho como dizer que uma abordagem dessa natureza seja correta: algemar alguém, colocar dentro de uma viatura e largar num local ermo. Isso tá fugindo totalmente à normalidade.

Ranolfo falou ainda sobre o debate envolvendo o uso de câmeras nos uniformes dos policiais do Estado. De acordo com ele, o planejamento é ter, ao final deste ano, mil equipamentos do tipo em uso pela BM, inicialmente em Porto Alegre.

Apesar das resistências, o governador voltou a dizer que é favorável à implementação das câmeras nas polícias gaúchas:

— É uma tecnologia importante para segurança, e nós somos totalmente favoráveis à utilização de câmeras corporais. Todo o mundo moderno já vem usando essa tecnologia.

Também em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o comandante-geral da BM, Cláudio dos Santos Feoli, comentou o uso das câmeras pelos integrantes da corporação. Para ele, a novidade deve dar “maior transparência” e “facilitar a produção de provas contra criminosos”.

— É importante deixar claro que a Brigada Militar é uma instituição de Estado, portanto, não entra em qualquer questão política. Como instituição de Estado, nós buscamos sempre a transparência e excelência na prestação de serviços. As câmeras corporais são uma realidade que está prestes a ser implementada na instituição e, com certeza, trará maior transparência para todas as ações policiais.

Morte em São Gabriel

Gabriel Marques Cavalheiro era natural de Guaíba, na Região Metropolitana, e havia se mudado para São Gabriel para cumprir serviço militar obrigatório. Ele foi dado como desaparecido no último dia 12, após ser alvo de uma abordagem da Brigada Militar em frente a uma residência.

Segundo a proprietária da casa, já era tarde da noite quando Gabriel surgiu alterado no portão, dizendo que estava perdido. Como ela não o conhecia, acionou a polícia. Depois, disse ter visto Gabriel ser agredido pelos PMs, algemado e colocado na viatura.

O corpo do jovem foi encontrado na sexta-feira, dentro de um açude na localidade de Lava Pé. No mesmo dia, três policiais militares foram presos preventivamente. Eles admitem que levaram Gabriel ao local, o que teria ocorrido a pedido do jovem, que queria procurar por familiares. Os nomes deles não foram divulgados.

O laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) que apontará a causa da morte de Gabriel deve ficar pronto em 30 dias.

zh

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir