Nesta quinta-feira (1º), a formação de um ciclone extratropical, aliada a uma frente fria, deve provocar uma virada no tempo no RS. Há risco de temporais com rajadas de vento entre 40 a 60km/h em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Em Bagé, na Campanha, há chance de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas, o sol deve aparecer entre nuvens. Porém, durante o dia, as nuvens carregadas aumentam, provocando pancadas de chuva entre a tarde e noite em todo território gaúcho. Pode ventar forte no Litoral Norte.
De acordo com a Climatempo, o sistema frontal, também chamado de frente fria, deve ficar concentrado no Estado na quinta-feira (1) e na sexta-feira (2). Durante esses dois dias, são esperadas rajadas de vento de mais de 70 km/h, raios, queda de granizo. Há, também, risco de alagamentos pelo RS. São esperados acumulados de até 32mm. A quantidade equivale a 30% do volume de chuva esperado para o mês (confira na lista abaixo)
Municípios com maiores acumulados previstos para quinta-feira:
- Uruguaiana, na Fronteira Oeste: 32mm
- Quaraí, na Fronteira Oeste: 32mm
- Manoel Viana, na Fronteira Oeste: 32mm
- Maçambará, na Fronteira Oeste: 32mm
- Itaqui, na Fronteira Oeste: 32mm
- Garruchos, no Noroeste: 32mm
- Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste: 32mm
- Alegrete, na Fronteira Oeste: 32mm
Na quinta-feira, as temperaturas seguem baixas pela manhã, mas se elevam no período da tarde. A mínima do dia, 2°C, ocorre em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 30°C, ocorre em pelo menos cinco municípios gaúchos (confira a lista). Na Capital, os termômetros variam entre 13°C e 27°C.
Municípios com maior máxima prevista nesta quinta-feira:
- Quevedos, na Região Central: 30°C
- Porto Xavier, no Noroeste: 30°C
- Porto Lucena, no Noroeste: 30°C
- Pinhal Grande, na Região Central: 30°C
- Alto Feliz, Vale do Caí: 30°C
Na sexta-feira (2), há possibilidade de chuviscos em Uruguaiana. Nas outras regiões, pode ocorrer pancadas de chuva de forte intensidade, com raios e rajadas de vento. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Em Santa Maria, na Região Central, e em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, o tempo deve firmar a partir da noite.