Domingo, 06 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
27°
14°
17°C
Tapera/RS
Tempo nublado
Ao Vivo:
Notícias

Mais da metade do comércio varejista deve contratar temporários no final do ano no RS

Pesquisa da Fecomércio aponta que área de vendas está no topo das atividades com maior número de vagas. Integrantes do setor e especialistas apontam para grande chance de efetivação
Mais da metade do comércio varejista deve contratar temporários no final do ano no RS
11.10.2022 11h04  /  Postado por: mateus

A chegada do período de festas em um cenário com avanço no combate à pandemia deve aquecer o mercado de trabalho temporário no comércio do Rio Grande do Sul. A contratação de trabalhadores temporários está nos planos de 55,24% das empresas do comércio varejista gaúcho, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Esse montante mostra avanço em relação ao ano passado, quando 33,36% apresentaram essa intenção.

O levantamento mostra ainda que a admissão nesse modelo deve representar incremento de 35,1% na força de trabalho dos estabelecimentos. Integrantes do setor e especialistas também apontam para a grande chance de efetivação de parte desses trabalhadores.

A pesquisa leva em conta segmentos do comércio varejista que tradicionalmente apresentam demanda maior no final do ano, como os de vestuário, supermercados e eletrodomésticos. Foram abordados 697 estabelecimentos, de 16 de agosto a 23 de setembro, para chegar a uma amostra de 385 empresas em cada macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do SulIjuí Pelotas. Até a data do levantamento, 56,4% dos lojistas que pretendem acionar temporários ainda não haviam começado as contratações.

A economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, afirma que, no ano passado, ainda existia incerteza em relação ao controle da pandemia. Ao longo de 2022, a melhora do quadro sanitário criou cenário mais favorável para as festas de final de ano. Isso é um dos fatores que aumentam o otimismo dos lojistas, segundo a especialista:

— O que a gente vê aqui é que, com a pandemia controlada, o comércio, que tem sua demanda aumentada tradicionalmente no final de ano, vê um grande potencial de vendas diante da possibilidade das pessoas se reencontrarem, se reunirem e se presentearem.

Além desse fator, a retomada do emprego e alguns incentivos fiscais, que aumentaram a renda das famílias, também ajudam a projetar avanço na demanda por produtos nessa época do ano. Patrícia lembra que esse ambiente poderia ser melhor sem a pressão de inflação e juros altos:

— A gente ainda tem a inflação corroendo o poder de compra das pessoas, o que reduz o potencial de crescimento que teríamos em um cenário sem essa alta de preços. Se os juros também não estivessem tão altos, teríamos um resultado melhor. Mas, sem dúvidas, a gente chega num final de ano em condições melhores do que a gente tinha há um ano.

A pesquisa da Fecomércio aponta que as áreas de vendas, de serviços gerais e de caixa/crediário estão no topo das atividades com maior número de vagas que devem ser disponibilizadas pelas empresas. Na parte das exigências, experiência, grau de instrução e conhecimento sobre o produto são alguns dos critérios mais comuns para a seleção nas empresas que pedem esse pré-requisito.

Reforço

Dados do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) também indicam reforço na contratação de temporários na Capital. Pesquisa recente da entidade mostrou que 67,6% das lojas que enfrentam demanda maior nessa época do ano devem contratar temporários. No ano passado, apenas 35,8% dos lojistas que participaram do levantamento citaram esse tipo de oportunidade.

O presidente do Sindilojas, Arcione Piva, afirma que, além da melhora da economia e de benefícios de transferência de renda, a necessidade de repor funcionários é um dos fatores que ajudam a explicar esse salto:

— Com o enxugamento dos quadros nos últimos dois anos, tem essa necessidade de repor funcionários. Os quadros estavam muito ajustados e a tendência agora é de ampliar o número de colaboradores para o movimento que vem.

Piva afirma que o maior movimento de pessoas em espaços físicos, buscando o contato com os produtos diante da melhora na mobilidade também é um componente importante nesse processo.

Busca por efetivação

A pesquisa da Fecomércio-RS aponta que 49,6% dos trabalhadores contratados para vagas temporárias em 2022 têm chance de efetivação. Tanto a economista-chefe da entidade quanto o presidente do Sindilojas Porto Alegre destacam que esse tipo de emprego é uma grande oportunidade para tentar uma vaga efetiva.

A economista Patrícia Palermo afirma que apresentar disponibilidade, conhecimento sobre os produtos e formas de pagamentos e buscar ser atencioso com os clientes são diferenciais que podem ajudar os contratados. Esse esforço ajuda tanto os temporários quanto os efetivos, pois as empresas costumam usar esse período para avaliar e comparar o desempenho da equipe.

— Fica a dica. Para quem já faz parte de um time, de uma loja, e para quem está entrando como temporário. Faça o seu melhor. Porque, neste momento, todo mundo está sendo avaliado para saber se o time efetivamente vai crescer ou se as pessoas vão ocupar posições que eram de outros funcionários — salienta Patrícia.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Estado (ABRH-RS), Isabel Degrazia, afirma que a preparação, interesse e clareza ao mostrar as habilidades e competências são fundamentais na hora de buscar essas vagas. Para aumentar as chances de efetivação, a especialista cita a importância de executar bem a função e mostrar diferenciais ao empregador.

— Se a pessoa que estiver com essa oportunidade puder dar o seu melhor nesse momento, entregar o trabalho de uma forma diferenciada, por mais que o trabalho possa terminar, a imagem que ficou, o histórico dessa pessoa abre a possibilidade de ela ser chamada no futuro em outra oportunidade — afirma Isabel.

Dicas para se destacar na seleção

  • Destaque a experiência que você possui dentro do segmento e da importância que terá para o tipo de negócio
  • O currículo não precisa ser extenso. Coloque somente o que poderá impactar para aquela vaga que você deseja preencher
  • Se você não tem experiência em atuação no varejo, seja sincero na entrevista, mas demonstre interesse e conhecimento sobre a vaga e a loja
  • Seja pontual em relação ao horário combinado para as etapas da seleção. Uma boa apresentação também é importante
  • Demonstre interesse genuíno pelo trabalho. Estar preparado e confortável durante a apresentação de suas habilidades e competências ajuda no processo
  • Tenha o cuidado de saber ouvir o entrevistador. Falar é importante, mas prestar atenção no responsável pela seleção ajuda na hora de formular as respostas e deixar a conversa fluida de uma maneira que destaque suas habilidades
  • Em entrevistas online, além dos mesmos cuidados, é importante garantir uma boa conexão e ambiente tranquilo para a videoconferência

Dicas para permanecer no cargo

  • Se mostre disposto a atender o cliente. Escute mais, deixando o cliente manifestar o que deseja na compra. Demonstre simpatia e tenha um sorriso sincero no rosto
  • Chame o cliente pelo nome para que ele entenda que você está dando importância a ele
  • Crie um ambiente acolhedor, tratando o cliente com atenção, mas deixando-o livre para escolher o que deseja e solicitar seu auxílio quando desejar
  • Conheça os produtos que está vendendo e mostre esse conhecimento ao cliente, dando segurança a ele na compra de determinado item
  • Aproveite o máximo do tempo de serviço para demonstrar suas habilidades. Demonstre interesse pela função, participe do ambiente da empresa, sempre entregando o que foi solicitado
  • Mostre qualidades além do trabalho proposto pela empresa, quando isso é possível. Mas desde que isso não prejudique sua atividade principal
  • Busque maneiras diferenciadas de entregar o trabalho. Isso ajuda a se destacar na busca e disputa pela efetivação
  • Por mais que a possibilidade de efetivação seja pequena, se empenhe ao máximo na função. O bom desempenho na vaga cria uma boa imagem e pode ser o diferencial para uma contratação ou indicação futura, além do aprendizado obtido nesse posto

Fonte: elaborado com a ajuda da vice-presidente da ABRH, Isabel Degrazia, e do Sindilojas Porto Alegre

Onde buscar vagas

Abaixo, alguns locais que podem auxiliar na procura por postos:

FGTAS

Trabalhadores podem se candidatar às vagas de emprego disponíveis diretamente nas agências do FGTAS/Sine. Na semana passada, o órgão oferecia 1,8 mil vagas temporárias no Estado. O número de postos é atualizado diariamente. Os telefones e e-mails estão no site da entidade. É necessário apresentar carteira de trabalho ou documento de identidade. Também é possível concorrer às oportunidades por meio do aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.

Sindivagas

O Sindilojas Porto Alegre mantém um canal para o mercado do varejo para conectar lojistas e pessoas que buscam emprego. Empresas associadas ao sindicato podem anunciar suas oportunidades e os candidatos podem se cadastrar e candidatar gratuitamente na plataforma (clique aqui para acessar).

zh

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir