“Carro voador” realiza primeiro voo público de teste em Dubai
A empresa chinesa de veículos eletrônicos Xpeng Aeroht Inc realizou, na segunda-feira (10), em Dubai, o primeiro teste de voo de um “carro voador”. A tecnologia, chamada X2, consiste em uma aeronave elétrica com capacidade para duas pessoas.
O “carro voador” é, tecnicamente, uma aeronave de pouso e decolagem vertical — tipo de aeronave designado pela sigla VTOL (vertical takeoff and landing, em inglês). O funcionamento é semelhante ao dos helicópteros.
O veículo é impulsionado por oito hélices, sendo duas localizadas em cada um dos quatro cantos do veículo. O teste realizado não contou com tripulantes e teve uma duração de cerca de 90 segundos.
Segundo a fabricante, esse voo inaugural, testemunhado por uma plateia de aproximadamente 150 pessoas, servirá de base para aprimorar a tecnologia e também para o desenvolvimento de outras aeronaves, mais desenvolvidas. Sua estrutura é composta com fibra de carbono, com o objetivo de diminuir o peso do automóvel.
O Xpeng X2 possui dois modos de condição: manual e autônomo. Durante o voo automático, os passageiros ganham uma experiência inteligente de uma tecnologia com apenas um simples toque em um botão programado para dar partida, fazer o seu caminho designado e pousar devidamente no local solicitado.
Em entrevista à CNN, Minguan Qiu, gerente geral da Xpeng, revelou que a empresa está trabalhando para que o carro voador esteja disponível no mercado internacional em breve. Ele explicou também que a escolha por Dubai para o primeiro voo se deu pela cidade ser conhecida como uma das mais inovadoras do mundo e também por conta de um considerável mercado na área tecnológica.
ZH
Foto: Karim Sahib / AFP