A Libertadores de 2023 já tem pelo menos um clube brasileiro garantido na sua fase de grupos. Ao bater o Corinthians na final da Copa do Brasil, nos pênaltis, na última quarta-feira (19), o Flamengo garantiu a vaga direta para a competição sul-americana mais importante do continente no ano que vem.
O tetracampeonato rubro-negro também interfere nas pretensões coloradas em busca de uma vaga na Libertadores de 2023. O Inter é o vice-líder do Brasileirão, com 60 pontos, oito a menos do que o líder Palmeiras. No atual momento, estaria garantindo um lugar na fase de grupos do campeonato continental.
Mas, caso seu desempenho caia e ele perca posições na tabela, a boa notícia é que no atual cenário até o quinto colocado garante vaga direta. Isso pois o Flamengo está na terceira posição e já se garantiu lá, abrindo mais uma vaga via Brasileirão.
E o número de equipes brasileiras que garantem vaga direta na Libertadores pode ser ainda maior. O time carioca e o Athletico-PR farão a final da Libertadores, no próximo dia 29, em Guayaquil, no Equador. Os paranaenses ocupam a sexta posição no Brasileirão e caso entrem no G-5 abrirão a sexta vaga no Brasileiro. O mesmo acontecerá caso o Flamengo ganhe a competição continental e esteja dentro do G-5, o tornando em G-6 — com a vaga direta da Copa do Brasil iria para o campeonato de pontos corridos.
ZH
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo/Divulgação