Você já espiou o calendário do ano que vem? Dos 13 feriados previstos para 2023, cinco deles poderão se transformar em folgas de quatro dias. No levantamento não constam os feriados municipais, mas aparecem o Carnaval e Corpus Christi, considerados pontos facultativos. As datas comemorativas que podem ser estendidas caem, majoritariamente, em quinta-feiras.
As datas que podem ser estendidas são o Carnaval, que cairá nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira e Corpus Christi, em 8 de junho, além dos feriados de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que caem em quinta-feiras.
O dia de Nossa Senhora de Navegantes (2 de fevereiro), feriado em Porto Alegre e em diversas outras cidade do Estado, será numa quinta-feira em 2023, também permitindo extensão da folga nas cidades que festejam a data. Nesse caso serão seis datas que poderão se transformar em folgas de quatro dias.
Apenas um feriado móvel cai em final de semana em 2023, o Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), sem permitir folga prolongada. Já o Domingo de Páscoa cai em 9 de abril no próximo ano.
Nas segundas-feiras, o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro) prometem estender um pouco mais as folgas. Assim como os feriados na sexta-feira, que, neste ano, serão a Paixão de Cristo, ou Sexta-feira Santa, e o feriado de Tiradentes, nos dias 7 e 21 de abril, respectivamente.
ZH