Parte dos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul que pagaram as taxas de licenciamento para 2023 ainda em 2022 já dispõem da documentação atualizada. Segundo o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), entre segunda e terça-feira (3), os dois primeiros dias úteis do ano, 1 milhão de Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLVs) foram gerados. Outros 400 mil devem ser disponibilizados nesta quarta-feira.
Segundo o órgão, é preciso esperar o ano em exercício para emitir os novos licenciamentos. A ordem de quem recebe os documentos primeiro é feita cumprindo critérios de urgência, como aqueles que já possuem o licenciamento de anos anteriores vencido, por exemplo, e também conforme a ordem de pagamento. Ou seja, quem cumpriu com as obrigações no início do mês passado, já está com a documentação liberada.
Inicialmente, a previsão da autarquia era liberar o serviço a partir da metade de janeiro. No entanto, o governo do Estado conseguiu agilizar o processo e antecipar o envio. É possível acessar o documento por meio da Central de Serviços do Detran, disponível no site e no aplicativo Carteira de Trânsito Digital.
Para quem ainda não fez a quitação, é possível realizar o pagamento até o meio do ano, quando vencem os licenciamentos de 2022. Para placas que terminam com números de um a cinco, a validade do licenciamento vai até 30 de junho. E para os veículos com placas com final zero e de seis a nove o prazo se encerra em 31 de julho.
Segundo a Secretaria da Fazenda, 35% dos proprietários pagaram o IPVA com desconto máximo. Até o final do ano passado, o Executivo estadual já havia arrecadado R$ 1,7 bilhão com as contribuições.
ZH