Terça-feira será o último dia para pagar o IPVA com desconto de até 24,8%
Esta terça-feira (28) será o último dia para antecipar o pagamento do IPVA 2023 com descontos que podem chegar no máximo até a 24,8%. Em fevereiro, o governo estadual disponibilizou aos motoristas redução de 6% pela antecipação, que se soma aos descontos de Bom Motorista (até 15% para três anos sem infração de trânsito) e Bom Cidadão (até 5% para quem possuir 150 ou mais notas fiscais com CPF emitidas no período entre 1º/11/2021 e 30/10/22).
Ainda segundo o governo do Estado, para os contribuintes que optaram pelo parcelamento, esta próxima terça-feira também é o último dia para pagar a segunda cota do tributo, e o motorista que quitar a parcela dentro do prazo garante desconto de 6%. Já a terceira parcela, com desconto de 3%, vence no dia 31 de março. O ciclo do IPVA 2023 permite parcelamento em seis vezes ao contribuinte que aderiu ao fracionamento em janeiro.
De acordo com balanço da receita estadual, 52% da frota tributável já estava quitada, ou com a primeira parcela paga, até o final de janeiro. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 6% no número de pagamentos, e um incremento nominal de R$ 392 milhões na arrecadação.
A adesão ao parcelamento também experimentou um crescimento em relação ao ano passado. Ao todo, 355 mil proprietários de veículos optaram pelo pagamento fracionado, o que corresponde a 9,2% da frota tributável. O vencimento do IPVA 2023 ocorre em abril, conforme o número final da placa de cada automóvel.
Neste ano, a receita estadual adotou também o Pix como mais uma forma de pagamento do tributo. Para utilizá-lo, basta ao cidadão entrar no site ou no aplicativo do IPVA/RS e gerar o QR Code. No caso de parcelamento, deverá ser gerado um código a cada mês.
Para pagar presencialmente, basta ao indivíduo ir a uma agência do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob ou Banco do Brasil. Também é possível pagar o tributo usando os aplicativos desses bancos. Assim como nos anos anteriores, apresentando o código Renavan e a placa do carro, é possível pagar também as taxas de licenciamento e multas.
Também de acordo com o governo estadual, devem pagar o IPVA todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2004, exceto os isentos em lei.
ZH