Amisa: há 70 anos fazendo história no mercado automotivo
Há 70 anos, ter um veículo era um privilégio de poucos. Uma pequena variedade de modelos disponíveis despertava a curiosidade e o sonho das pessoas. E além do alto investimento necessário para a compra de um automóvel na época, quem vivia longe das capitais e dos principais centros urbanos tinha dificuldade em encontrar os produtos e serviços necessários para a manutenção veicular. Neste cenário, foi fundada a Amisa – Auto Mecânica Ibirubá S.A. O dia 06 de março de 1953 marcou o início de uma trajetória de 7 décadas de trabalho com seriedade, inovação e compromisso com cada um dos milhares de clientes que confiam nos produtos, serviços e atendimento da Amisa.
No começo de sua história, a Amisa dispunha de serviços de oficina mecânica e posto de combustível. Localizada na Rua General Osório, em Ibirubá – endereço onde situa-se até hoje, sua fundação antecedeu até mesmo a emancipação do município, que se oficializou somente dois anos mais tarde. Além de ser uma das primeiras empresas do ramo a se estabelecer no interior do Rio Grande do Sul, é uma das únicas que mantém as atividades de forma ininterrupta. “Ao analisarmos a história da Amisa, vemos que o principal fator para o sucesso é o compromisso com a satisfação dos clientes, o bom relacionamento com as comunidades e a busca por constante desenvolvimento, sempre aberta às novas tendências e inovações do mercado”, declara Jânio Vital Stefanello, presidente do Conselho de Administração da Amisa.
A qualidade do trabalho da empresa na prestação de serviços trouxe uma nova oportunidade. Assim, 21 anos após sua fundação, em 1974, tornou-se também concessionária autorizada Ford para Ibirubá e região. A ampliação das atividades foi um marco na história da Amisa. A partir de então, a empresa esteve cada vez mais presente no cotidiano da comunidade regional, participando ativamente da realização do sonho de muitas famílias: a compra de um veículo Ford. Modelos clássicos como Corcel, Del Rey, Maverick, Escort, o luxuoso Galaxie e a resistente F1000 marcaram época e foram apresentados à região por meio da Amisa.
A representação de uma das maiores montadoras estabelecidas no Brasil proporcionou um novo patamar de reconhecimento e responsabilidades. Com isso, no ano de 1979, a Coprel assumiu o controle acionário da empresa, fortalecendo ambas as instituições. A Amisa fornece diversos serviços e produtos para a Coprel, auxiliando na manutenção da frota de veículos da cooperativa. O lucro líquido advindo das operações comerciais da Amisa retorna à cooperativa para que a Assembleia Geral faça sua destinação em programas sociais que beneficiam os cooperantes.
O reconhecimento dos clientes da Amisa pela qualidade do atendimento e serviços resultou em 11 conquistas do “Chairman’s Award”, a distinção máxima da Ford aos distribuidores da marca, concedida a partir de pesquisas junto aos consumidores e cumprimento dos padrões exigidos pela montadora. Os excelentes resultados apresentados ao longo de toda sua história também proporcionaram que a Ford priorizasse a atuação da Amisa em mais regiões, ampliando o mercado composto inicialmente por Ibirubá e mais 8 municípios do Alto Jacuí. Assim, em 2012, passou a atender mais 13 municípios da região de Panambi, e em 2018, a Ford passou para a Amisa a concessão da regional de Ijuí com 12 municípios. Além da abrangência, aumentou também a responsabilidade com uma das maiores concessões do mercado.
A história da Amisa teve mais um importante marco no ano de 2021, com a reestruturação das atividades da Ford no mercado automotivo brasileiro. A marca passou por um processo de adequação de seus produtos ao mercado global, concentrando investimentos na criação de tecnologias que vão moldar o futuro da mobilidade, como veículos elétricos, híbridos/etanol, autônomos e conectados. Os carros da Ford são produzidos em plataformas globais, mantendo o mesmo padrão de qualidade nos veículos comercializados em qualquer lugar do mundo, efetuando apenas as adequações necessárias ao mercado e realidade brasileira. Este movimento levou à mudanças nas linhas de veículos e concentração dos produtos e serviços nos distribuidores mais qualificados. E assim, a Amisa foi convidada a assumir mais duas áreas de concessão: Cruz Alta e Santo Ângelo, e nesta reformulação, a concessionária de Ijuí passa a ser a referência como Distribuidor Nacional (DN), devido à sua localização mais centralizada na área de atuação e por ser o município mais populoso da área de atuação da Amisa. Ainda neste mês de aniversário, a Amisa vai inaugurar o novo padrão global Signature, em Ijuí.
Hoje, a Amisa atua como Distribuidor Nacional Ford em 88 municípios, abrangendo a maior parte da região do Noroeste gaúcho. Presta serviços e assistência autorizada Ford e conta com uma equipe de consultores especializados à disposição para apresentar toda a linha de veículos da marca, tanto nas lojas como em contato direto com os clientes. A Amisa também possui um posto de combustíveis com a bandeira Petrobras, em Ibirubá, mantendo a tradição desde a fundação da empresa, de fornecer combustíveis com qualidade e bom atendimento. Ainda possui uma ampla linha de veículos seminovos multimarcas, trabalhando somente com modelos revisados e com garantia de procedência.
A solidez de uma empresa que completa 7 décadas de atuação passa pela força de seu time que, dia após dia, se dedica a fazer o melhor. Hoje a Amisa conta com mais de 80 colaboradores, e oportuniza mais de 45 empregos indiretos através de prestadores de serviço. Além do engajamento de seu time interno, outra grande virtude da Amisa é o relacionamento com as comunidades onde atua. A solidez da marca Coprel e a busca constante por estar presente na vida comunitária transmitem a filosofia do bom atendimento e da nossa característica de sempre dar a resposta aos clientes. “Um aspecto muito importante a destacar quando falamos da atuação da Amisa é o retorno à sociedade. Cumprimos todas as exigências legais, tributárias, previdenciárias e fiscais, tanto federais e estaduais, bem como municipais. Nos últimos dois anos distribuímos o valor adicionado de R$ 32.433.625,40 em remuneração do trabalho e aos governos e todos os produtos, serviços e veículos somente entram ou saem da loja com Nota Fiscal. Faço um agradecimento especial a todas as pessoas que fizeram parte desta jornada de 70 anos: acionistas, colaboradores, clientes, amigos da Amisa que caminharam e ainda caminham junto conosco. Nosso compromisso diário é atender as necessidades e a expectativa dos nossos clientes “, salienta o diretor-executivo da empresa, Argeu Pedrotti.
Ao completar 70 anos, a Amisa celebra uma história de evolução, seriedade, compromisso comunitário, e foco na missão de comercializar produtos e serviços automotivos que melhorem a vida das pessoas. A organização segue se reinventando e evoluindo com a responsabilidade de carregar as expectativas e sonhos de cada cliente. “Celebrar 70 anos de existência é uma alegria imensa. E também é um marco que amplia nosso dever de sermos referência não só no tempo de empresa, mas também de excelência em todo o processo de venda e relacionamento com nossos clientes, fornecedores, colaboradores e com a comunidade em que estamos”, finaliza o presidente Jânio Vital Stefanello.