Com previsão de volta da chuva ao RS, Leite pede a pessoas que não voltem às regiões afetadas
As fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul devem retornar ao Estado a partir da segunda metade desta semana, de acordo com informações da MetSul Meteorologia. Dessa forma, há risco de registro de novas enchentes no território gaúcho. Por causa deste possível cenário, o governador Eduardo Leite reiterou a preocupação com novos alagamentos e pediu para que as moradores prejudicados pelo tempo ruim não retornem às áreas afetadas.
“O esforço no momento é para o resgate das pessoas. A preocupação é com a volta das chuvas, previstas para amanhã (quinta-feira, 7). Equipes já estão mobilizadas para os alertas e orientando pessoas a não voltarem para as regiões afetadas, pois há previsão de mais chuvas”, disse Leite em entrevista à GloboNews.
Conforme a MetSul Meteorologia, há uma tendência de chuva para os próximos dez para diversas áreas do Brasil, especialmente o Sul. A tendência é de que se concentrem os mais altos acumulados de precipitação do País. Um novo episódio de chuva volumosa na região é projetado para esta segunda metade da semana e outro evento de instabilidade pode ocorrer na semana que vem.
A MetSul relatou que algumas cidades devem ter acumulados que excedem a média de todo o mês. Muitos municípios devem ter chuva de 100 mm a 200 mm com marcas superiores em algumas.
Correio do Povo