Voo com brasileiros repatriados de Gaza chega a Brasília
O avião que trouxe os brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou à Base Aérea de Brasília às 23h24min desta segunda-feira (13). A aeronave transportou 32 pessoas que aguardavam há mais de um mês para sair da região do conflito entre Israel e Hamas.
O grupo fez uma escala por volta das 20h20min na Base Aérea do Recife, de onde decolou às 21h07min. O voo saiu do Cairo, no Egito, às 11h50min (horário local, 6h50min no Brasil) desta segunda. Em Brasília, os repatriados foram recebidos pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares.
Ao desembarcarem, os repatriados farão a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.
Em Brasília, o grupo ficará hospedado, por pelo menos dois dias, no hotel de trânsito para militares da Base Aérea. Eles receberão apoio psicológico, cuidados de saúde e imunização. De imediato, duas crianças, com sinais de desnutrição, e uma gestante serão encaminhadas para atendimento médico.
Do grupo, quatro repatriados ficam em Brasília, dois prosseguem para Florianópolis (SC), um para Cuiabá (MT) e um para Novo Hamburgo (RS). São Paulo irá receber 24 deles, sendo que 12 permanecerão em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior de Estado.
Desde o início da guerra no Oriente Médio, o governo, por meio da Operação Voltando em Paz, resgatou 1.477 pessoas (1.462, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana) e 53 animais domésticos. O voo de hoje é o décimo da operação.