Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
25°
18°
22°C
Tapera/RS
Tempo nublado
No ar: HAPPY HOUR – Seu fim de tarde numa boa!
Ao Vivo: HAPPY HOUR – Seu fim de tarde numa boa!
Notícias

Levantamento projeta recorde de safra no RS após dois anos de estiagem

Estimativa da Rede Técnica Cooperativa indica que colheita pode superar 23 milhões de toneladas
Levantamento projeta recorde de safra no RS após dois anos de estiagem
23.01.2024 10h52  /  Postado por: mateus

Depois de duas safras frustradas pela estiagem, o Rio Grande do Sul volta a ter potencial de colheita de verão recorde. Com condições de lavouras favoráveis ao desenvolvimento da soja nas regiões produtoras, a expectativa é de que o grão — principal cultura da temporada, supere 23 milhões de toneladas colhidas no ciclo 2023/2024, estabelecendo nova marca de produção no Estado.

A projeção é da Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), elaborada com dados das 21 cooperativas parceiras da rede, e representa quase uma reviravolta para a cultura. As chuvas intensas provocadas pelo El Niño atrasaram o início da semeadura, trazendo incertezas quanto ao desenvolvimento das plantas. A taxa média de replantio, segundo o levantamento, foi de 2,6% nas cooperativas.

O atraso, no entanto, pouco deve impactar no resultado final da produção. Desde o estabelecimento das lavouras, o regime de chuvas vem contribuindo para o bom desenvolvimento da soja. Mas a confirmação das expectativas depende da continuidade deste cenário, lembra o gerente de pesquisa e tecnologia do grupo CCGL e coordenador da RTC, Geomar Corassa. Os meses que se seguem até a colheita são definitivos para isso:

— Temos ainda o mês de fevereiro pela frente, que será bastante importante porque grande parte das lavouras estarão em fase reprodutiva, assim como março será relevante para as plantações tardias.

A projeção atual fala em 3.549 quilos por hectare, uma média equivalente a 59,2 sacos por hectare. As variações nas cooperativas vão foram de 45 a 65 sacos/ha. A área de cultivo projetada pela Conab é de 6,67 milhões de hectares para o Estado nesta safra.

Mudanças de rumo nas projeções podem ocorrer se o quadro climático se encaminhar para uma ausência de chuvas. A sanidade das lavouras é outro ponto de atenção. Há relatos de ferrugem asiática nas plantações, e os modelos de monitoramento mostram que o Estado está com risco bastante alto para a doença, diz Corassa. A orientação é para que os produtores intensifiquem o manejo adequado para evitar prejuízos.

Confirmadas as estimativas fartas, a colheita deve superar marcas anteriores. A última grande safra de soja no RS foi na temporada 2020/2021, quando foram colhidas 20,8 milhões de toneladas.

ZH

Foto: Luciano Schwerz / Emater/RS-Ascar/Divulgação

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir