Uma semana depois da tempestade, 6,9 mil clientes seguem sem energia elétrica no RS
Uma semana depois da tempestade, há ainda 6,9 mil pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. Conforme a atualização divulgada na manhã desta terça-feira (23), 1,4 mil clientes seguiam sem luz na área da CEEE Equatorial. A promessa é normalizar a situação ao longo do dia. Já na área da RGE, conforme boletim também desta manhã, 5,5 mil clientes seguiam sem fornecimento. Na área da RGE, No pico do temporal, na madrugada de terça para quarta-feira, 714 mil clientes ficaram sem energia elétrica.
O abastecimento pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) em Porto Alegre foi normalizado ao longo da segunda-feira.
Na segunda-feira, houve moradores protestaram por ainda estarem sem luz. Moradores do bairro Coronel Aparício Borges, na zona sul de Porto Alegre, bloquearam a Rua Capitão André Lago Páris. Conforme a Brigada Militar, mais de 120 protestos em razão da falta de luz já haviam sido registrados na Capital pelo mesmo motivo.
Além disso, os moradores também convivem com o risco de queda de árvores e postes. No bairro Pedra Redonda, na Zona Sul, eles relatam o medo ao caminhar pela calçada da Avenida Coronel Marcos, uma das mais movimentadas da região. Na esquina da Rua Manoel Leão, parte do tronco de uma árvore estava preso na fiação elétrica. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSURB), a remoção de árvores derrubadas ou correndo o risco de cair é de responsabilidade do poder público municipal. Os chamados podem ser feitos pelo 156 ou pelo site. A expectativa é que a liberação total ocorra em duas semanas.
Já os motoristas precisam ficar atentos porque ainda há sinaleiras fora de operação. Na noite de segunda-feira, eram 20. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) deve atualizar o número ao longo do dia.
Perguntas frequentes de clientes
O que fazer quando a falta de luz persiste, mesmo depois que a CEEE Equatorial emite aviso por SMS de que o fornecimento foi restabelecido?
Um SMS é enviado quando a energia é restabelecida para um bloco de clientes de determinada região, explicou Barbanera. Se o SMS for enviado e a energia não tiver voltado, é provável que houve algum problema pontual na residência do cliente e a CEEE recomenda que o afetado entre em contato para que as equipes realizem esse atendimento pontual.
Por que muitas vezes o fornecimento volta por um período e depois falha novamente?
A tempestade deixou pontos de instabilidade, então galhos e outdoors, por exemplo, ainda podem cair, disse o presidente da CEEE.
— Com esse tipo de coisas nós ainda vamos conviver ao longo da próxima semana, em situações que a gente entende ser de bem menor porte — lamentou Barbanera.
Como solicitar ressarcimentos de prejuízos causados pela falta de energia?
Pessoas que tiveram prejuízos decorrentes da falta de luz, como eletrodomésticos danificados e alimentos estragados na geladeira, podem entrar em contato com a CEEE Equatorial para solicitar ressarcimento. Segundo Barbanera, a empresa aumentou o número de pessoas trabalhando na equipe que atende esses casos para dar mais agilidade ao processo neste momento de contingência.
— Estamos orientando os clientes a entrarem com o pedido do que eles perderam e essa análise é feita caso a caso aqui — explica o presidente da CEEE.
Como entrar em contato com a CEEE Equatorial?
- Pelos telefones: 0800-721-2333 e (51) 3382-5500
- Por SMS: 27307
Como contatar a RGE
- SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (número que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 99955-0002
- Site
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800-970-0900.
ZH
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS