Essencial para a conexão logística do interior gaúcho com a Região Metropolitana, a obra de duplicação da BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier, está 10% concluída. Com investimento de cerca de R$ 340 milhões apenas no trecho do norte do Estado, a reforma faz parte de um plano de obras que deve seguir até 2030 para duplicar a rodovia desde Lajeado até Carazinho.
Segundo a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) ViaSul, responsável pela obra, a empresa executa agora as fases de terraplenagem, drenagem, supressão e instalação das infraestruturas para a construção de pontes e viadutos. Além da duplicação, serão feitos oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.
— Nosso cronograma está dentro do esperado e estamos evoluindo bem. Com o início das detonações agora neste trecho, damos um novo passo em uma nova etapa. Muito em breve com a implantação de novas frentes a paisagem da rodovia já começará a mudar — afirma Letícia de Rezende, gerente de Engenharia da CCR ViaSul.
Nesta fase, 250 funcionários operam nos trabalhos, número deve chegar a 800 durante o ponto máximo do reparo do trecho, que tem conclusão estimada em 2025. Entre os equipamentos, são utilizadas 100 máquinas, entre caminhões, retroescavadeiras, motoniveladoras e tratores.
A partir desta terça-feira (5), haverá detonação de rochas na região do km 259, o que bloqueará o trecho completamente por cerca de uma hora. As detonações ocorrerão até a quinta-feira (7), sempre às 14h. Serão removidos cerca de 3 mil metros cúbicos de rochas, o que demandará cerca de 1,5 tonelada de explosivos.
Conforme a concessionária, o bloqueio do trânsito será de, no máximo, uma hora. As equipes farão a limpeza da pista antes de liberar o fluxo. A recomendação é de que o motoristas programem seu trajeto para evitar imprevistos.
Duplicação da BR-386
Desde 2021, a CCR ViaSul trabalha na duplicação do trecho entre Marques de Souza e Lajeado, num total de 20,3 quilômetros de novas pistas. Destes, 11,5 km já foram concluídos e entregues.
As ações incluem a construção de 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.
Ainda seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
ZH
Foto: CCR ViaSul / Divulgação