Maioria de mulheres, entre 25 e 59 anos e sem Ensino Superior: o perfil do eleitorado gaúcho em 2024
Quinto maior colégio eleitoral do país, o Rio Grande do Sul tem 8.682.558 milhões de cidadãos aptos a votar no dia 6 de outubro, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa data, os gaúchos irão às urnas para escolher 497 prefeitos e mais de 4 mil vereadores.
A partir das informações disponibilizadas pelo TSE, é possível traçar o perfil do eleitorado gaúcho, cujo contingente cresceu 3,08% desde o último pleito municipal, em 2020. Eles estão distribuídos em 27,6 mil seções sediadas no território gaúcho.
Na divisão por gênero, elas são maioria: 52,5%. Em números gerais, há 440 mil mulheres a mais do que homens no eleitorado do Rio Grande do Sul.
A comparação etária aponta que mais de 60% está na faixa intermediária, que vai dos 25 aos 59 anos. Cerca de 10% dos eleitores têm menos de 24 anos, enquanto pouco mais de um quarto do contingente já passou dos 60 anos.
Quando observado o grau de instrução, a divisão é heterogênea. A faixa com o maior número de eleitores é a dos que não concluíram o Ensino Fundamental (28%). No total, cerca de 40% tem, no máximo, o Fundamental completo, enquanto apenas 10% possui Ensino Superior.
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a avaliação é de que, apesar do desastre climático, o crescimento no número de pessoas aptas a votar indica que o período de alistamento foi cumprido com êxito. No RS, o prazo para emissão e regularização do título foi estendido por 15 dias, por coincidir com o momento da enchente.
O secretário da Corregedoria do TRE, Rafael Gonçalves Nunes, ressalta que todos os eleitores cuja seção mudou de lugar serão informados com antecipação sobre o novo local de votação:
— Não haverá obstáculos para os eleitores exercerem seu voto. A Justiça Eleitoral fará tudo o que está ao seu alcance para garantir esse direito.
Da Capital a Engenho Velho
Maior cidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre ostenta o maior número de eleitores aptos a votar em outubro. São 1.096.620 cidadãos aptos a escolher o futuro prefeito.
Além da Capital, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria têm mais de 200 mil eleitores, o que pode levar a eleição ao segundo turno caso nenhum concorrente conquiste a maioria dos votos em 6 de outubro. Se isso ocorrer, os dois mais bem votados disputam o turno decisivo no dia 27.
Na outra ponta da lista, há municípios com pouco mais de mil eleitores. O menor de todos os colégios é Engenho Velho, no Norte do Estado, com 1.192 eleitores. Na sequência, aparecem Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, com 1.364, e Carlos Gomes, no Alto Uruguai, com 1.417.
Dos 8,6 milhões de eleitores gaúchos, 83,5% já possui cadastro biométrico (impressão digital). Quem não estiver cadastrado poderá votar normalmente.
ZH
Foto: Jefferson Botega/Agência RBS e Prefeitura de Engenho Velho/Divulgação / Arte ZH