Segunda-feira, 24 de Março de 2025
Telefone: (54) 3385 1019
Whatsapp: (54) 996691013
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuvas esparsas
32°
18°
31°C
Tapera/RS
Chuvas esparsas
No ar: PLAYLIST II 101.3 – As melhores da programação.
Ao Vivo: PLAYLIST II 101.3 – As melhores da programação.
Notícias

Calor de 40ºC e pancadas de chuva: como fica a previsão do tempo para a semana no Rio Grande do Sul

Fenômeno que faz o Estado registrar valores altos nos termômetros deve permanecer até o dia 10 de março
Calor de 40ºC e pancadas de chuva: como fica a previsão do tempo para a semana no Rio Grande do Sul
03.03.2025 11h17  /  Postado por: mateus

O Rio Grande do Sul enfrenta uma nova onda de calor e, nesta semana, as temperaturas deverão ultrapassar os 40ºC. A estimativa da Climatempo é de que o fenômeno dure até o dia 10 de março. A boa notícia é que o Estado não enfrentará os dias quentes sem chuva, uma vez que a previsão é de que municípios registrem pancadas ao longo da semana.

Na segunda-feira (3), o dia começa quente e com poucas nuvens em todo o Estado. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura pode chegar a 41ºC. Já em Porto Alegre, a máxima prevista é de 38ºC. Entre o final da tarde e à noite, diferentes regiões gaúchas podem registrar pancadas de chuva.

Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, pontua que Campanha, Centro, Região dos Vales, Região Metropolitana, Norte e Serra ficam em alerta para temporais.

— A temperatura está muito elevada e, no Rio Grande do Sul, a gente tem a circulação atmosférica que fornece mais umidade. Essa condição de mais umidade com calor potencializado geralmente causa essas pancadas de fim de tarde, que podem vir com muita força — explica.

Na terça-feira (4), a condição é parecida. Em São Borja, também na Fronteira Oeste, os termômetros podem chegar a 43ºC. Em Porto Alegre, a máxima prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 38ºC. Em Tramandaí, no Litoral Norte, calor será de 32ºC. O sol estará encoberto de muitas nuvens, que poderão causar pancadas de chuva entre a tarde e à noite.

Calor durante o dia e pancadas de chuva à tarde e à noite também marcarão a quarta-feira (5) em todo o Estado. Já na quinta-feira (6), o Inmet chama atenção para a possibilidade de chuva isolada em municípios da Campanha, Sul, Fronteira Oeste, Centro, Vale do Rio Pardo e Região das Missões.

— A gente nota que, principalmente pela evolução da semana, vai ter a mesma característica da chuva na forma de pancadas. E tem muita variabilidade. Algumas regiões do Estado aquecem mais que as outras e, onde tem mais calor, principalmente nessa época do ano, às vezes forma mais nuvens de chuva de grande desenvolvimento vertical, causando mais chuva — acrescenta Borges.

O meteorologista ressalta que a previsão é de que a onda de calor dure até o dia 10 de março. A partir da segunda quinzena do mês, as temperaturas devem começar a diminuir gradativamente.

Regiões mais afetadas pela elevação na temperatura

As imagens do modelo meteorológico COSMO, divulgadas pelo Inmet,  fazem referência à previsão de temperatura máxima que deve ser registrada às 15h (18h UTC), dos dias 03/03, 04/03 e 05/03. Quanto mais intensa a cor em vermelho, maior deve ser a temperatura.

É importante destacar que as imagens foram captadas nesta quinta-feira (27) e os modelos meteorológicos podem sofrer alterações de um dia para o outro.

Segunda-feira – 3 de março

Mais áreas devem se aproximar e até ultrapassar os 40ºC. Mapa indica tendência para as regiões Metropolitana, dos Vales, Centro, Fronteira Oeste e parte do Sul.

Terça-feira – 4 de março

Área com maior abrangência de previsão de temperatura máxima mais elevada é a Fronteira Oeste na terça-feira (4). Dentro da região, há possibilidade de índices ultrapassando os 40ºC.

ZH

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir