Países suspendem compra de carne de frango do Brasil

As exportações de produtos avícolas de todo o território brasileiro estão suspensas para 17 destinos — incluindo a União Europeia —, informou o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, em coletiva de imprensa realizada na noite desta segunda-feira (19). Também há os países que suspenderam a importação apenas de produtos do Rio Grande do Sul ou da região de Montenegro.
As suspensões ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (16).
Entre os países que fecharam o mercado comercial para produtos avícolas do Brasil, há os que emitiram um comunicado oficial e aqueles que a suspensão já é prevista em acordo sanitário estabelecido com cada país. Ao todo, 61 países — contando os integrantes da União Europeia — apresentam algum tipo de restrição ao mercado avícola brasileiro.
Restrição a carne de aves de todo o Brasil:
- México
- Coreia do Sul
- Chile
- Canadá
- Uruguai
- Malaysia
- Argentina
- China
- União Europeia
- África do Sul
- Rússia
- Peru
- República Dominicana
- Bolívia
- Marrocos
- Paquistão
- Sri Lanka
Suspensão apenas para o RS
- Cuba
- Barém
- Reino Unido
Restrição local (Montenegro):
Alguns países também comunicaram a suspensão de compras de frango do raio de 10 km do foco de gripe aviária de alta patogenicidade:
- Argélia
- Cingapura
- Filipinas
- Hong Kong
- Índia
- Japão
- Jordânia
- Lesoto
- Mianmar
- Paraguai
- Suriname
- Timor-Leste
- Uzbequistão
- Vanuatu
- Vietnã
Os Estados Unidos, principal mercado de ovos do Brasil, não deixarão de importar ovos do país, apenas material genético do Rio Grande do Sul, afirmou Moreira.
— Há restrições em menor grau ou maior grau para todos os 165 países que exportamos produtos avícolas. Até amanhã finalizaremos a lista de restrições de mercados em virtude da gripe aviária — afirmou Moreira.
O governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As negociações já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no país sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro.
— Buscamos que a África do Sul reconheça a regionalização da restrição sobre frango brasileiro — disse Moreira.
Na manhã desta segunda-feira, autoridades do governo brasileiro dialogaram com autoridades da África do Sul e de Cuba para discutir a regionalização. O Brasil pleiteia a redução das restrições da África do Sul para produtos provenientes do Rio Grande do Sul e para Cuba de um raio de 10 km do foco onde a doença foi detectada.
ZH