Ovino de Tupanciretã é o primeiro animal a chegar à 48ª Expointer
As estrelas da 48ª Expointer começaram a chegar ao parque Assis Brasil, em Esteio, na manhã desta segunda-feira (25). O primeiro a pisar no parque foi um ovino da raça texel, de coloração preta, da Fazenda do Angico, de Tupanciretã, abrindo oficialmente a movimentação dos exemplares inscritos para a feira.
Até sexta-feira (29), devem entrar mais de 5,1 mil animais de argola, aqueles que participam dos julgamentos nas pistas. Já os 1,5 mil exemplares rústicos, que disputam provas e leilões, têm entrada permitida a qualquer momento.
A Expointer abre ao público no próximo sábado (30) e segue até o domingo seguinte, dia 7 de setembro.
Na entrada do parque, servidores da Secretaria Estadual da Agricultura, entre eles fiscais agropecuários, realizam a inspeção clínica dos animais. O objetivo é garantir a sanidade do rebanho ao longo de todo o evento, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina.
Para esta edição, foram inscritos 6.696 animais, um crescimento de quase 40% em relação ao ano passado. O aumento tem explicação: o retorno das aves, que estavam ausentes havia dois anos devido à gripe aviária e à doença de Newcastle.
ZH


